Os sete saberes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I: As Cegueiras Do Conhecimento: O Erro E A Ilusão.
· Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla face do erro e da ilusão. O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificadospelos sentidos. Mas é preciso dizer que já no mundo mamífero e, sobretudo, no mundo humano, o desenvolvimento da inteligência é inseparável do mundo da afetividade. Página:
· O egocentrismo, a necessidade de autojustificativa, a tendência a projetar sobre o outro a causa do mal fazem com que cada um minta para si próprio, sem detectar esta mentira da qual, contudo, é o autor. Página:
· Aracionalidade é a melhor proteção contra o erro e a ilusão. A racionalização é fechada, a racionalidade, as constitui uma das fontes mais poderosas de erros e ilusões. Página:
· O paradigma é inconsciente, mas irriga o pensamento consciente, controla-o e, neste sentido, é também supraconsciente. Página:
· São as idéias que nos permite conceber as carências e os perigos da idéia. Daí resulta esteparadoxo incontornável: devemos manter uma luta crucial contra as idéias, mas somente podemos fazê-lo com a ajuda de idéias.
· O inesperado surpreende-nos. E quando o inesperado se manifesta, é preciso ser capaz de rever nossas teorias e idéias, em vez de deixar o fato novo entrar á força na teoria incapaz de recebê-lo.
· Assim como o oxigênio matava os seres vivos primitivos até que a vida utilizasseesse corruptor como desintoxicante do conhecimento permanece como uma aventura para a qual a educação deve fornecer o apoio indispensável. O conhecimento do conhecimento, que comporta a integração do conhecedor em seu conhecimento, deve ser, para a educação, um princípio e uma necessidade permanentes. Devemos compreender que, na busca da verdade, as atividades auto-observadoras, as autocríticas,inseparáveis das críticas, os processos reflexivos, inseparáveis dos processos de objetivação. O dever principal da educação é de armar cada um para o combate vital para a lucidez.

Capítulo II: Os Princípios Do Conhecimento Pertinente.
· A era planetária necessita situar tudo no contexto e no complexo planetário. O conhecimento do mundo como mundo é necessidade ao mesmo tempo intelectual evital. Para articular e organizar os conhecimentos e assim reconhecer e conhecer os problemas do mundo, é necessária a reforma do pensamento.
· O conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido. Para ter sentido, a palavra necessita do texto, que é o próprio contexto, e o texto necessita docontexto no qual se enuncia.
· Unidades complexas, como ser humano ou a sociedade, são multidimensionais: dessa forma, o ser humano é ao mesmo tempo biológico, psíquico, social, afetivo e racional. Página: 38.
· A complexidade é a união entre a unidade e a multiplicidade. Os desenvolvimentos próprios a nossa era planetária nos confrontam cada vez mais e de maneira cada vez mais inelutável com osdesafios da complexidade. Em consequência, a educação deve promover a “inteligência geral” apta a referir-se ao complexo, ao contexto, de modo multidimensional e dentro da concepção global. Página: 39.
· Quando mais poderosa é a inteligência geral, maior é a sua faculdade de tratar de problemas especiais. A compreensão dos dados particulares também necessita da ativação da inteligência geral, queopera e organiza a mobilização dos conhecimentos de conjunto em cada caso particular. A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com frequência...
tracking img