Os sentido da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. O significado de leitura.
Leitura não é esse ato solitário; é interação verbal entre indivíduos, e indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros; o autor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros. (SOARES, 2000, p. 18)
Essa definição de leitura descreve muitobem o ato de ler, como um processo de interação que acontece entre o leitor e o autor mediado pelo texto, estando todos os elementos envolvidos situados em um determinado momento histórico-social.
II. A produção de sentido do texto.
Pode-se dizer que o texto é dinâmico, ele não possui em si um sentido preestabelecido pelo produtor, e o leitor para decodificar o texto precisa mobilizar seusconhecimentos prévios: linguístico, enciclopédico e interacional.
- O conhecimento linguístico se refere aos conhecimentos gramaticais e lexicais do leitor, necessários para ele compreender o significado das palavras.
- O conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo, são todas as informações adquiridas pelo leitor na vida, necessárias para compreender as referenciam de coisas ou fatosocorridos que o texto traz.
- O conhecimento interacional é a interação entre o escritor e o leitor através da linguagem e engloba os seguintes tipos de conhecimento:
I. Ilocucional: permite reconhecer os objetivos que o autor quer atingir.
II. Comunicacional: diz a respeito de como o produtor age para que o seu objetivo seja recebidos aos diferentes interlocutores.
III. Metacognitivo: a aqueleque permite ao autor assegurar a compreensão do texto
IV. Superestrutural: permite a identificação de gênero textual.
A denominação dos gêneros é estabelecida em critérios heterogêneos, havendo variação das categorias em função do uso que se faz delas. Essa categorização pode ser realizada a partir do conteúdo, do nodo de organização ou do tipo de circulação do texto em uma sociedade. (KOCH,2002; MAINGUENEAU, 2001).. O gênero direciona o leitor na compreensão do texto, o seja reconhecendo o gênero se posiciona em forma diferente na leitura do texto, por exemplo, na frente de um anuncio de vendas o de um artigo de crônica já ativamos conhecimentos diferente para a compreensão do conteúdo. Existem infinitos tipos de gêneros, sendo dinâmicos e em constante formação de acordo com asmudanças da sociedade. Cada gênero textual se coloca dentro de um tipo textual esses são estruturas sequenciais estáveis que se dividem em: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo o injuntivo. Cada um desse tipo textual é usado segundo o objetivo que quer ser atingido pelo produtor, uma narrativa para relatar a historia que ocorre com alguém o algo, uma dissertação para opinar sobrealguma questão, uma descrição para detalhar as caraterísticas de qualquer coisas, uma exposição para “ os liame de causa que ligam os fatos entre si, estando portanto, associando geralmente á analise e á síntese de representações conceituais. ”Brandao (2003, p.34) ou uma injunção para exclamar algo, muito usado esse ultimo na publicidade.
Além dos conhecimentos analisados anteriormente para arecepção do sentido do texto é necessário dispor também, daquelas informações históricas, geográficas, sociológicas, literárias externa ao texto que constituem o contexto. Mudando uma o mais dessas informações o sentido do texto pode variar, pois o significado é dependente do contexto de produção do texto sem esse elemento o leitor pode equivocar o entendimento do interlocutor. O contexto pode serlinguístico o sociocognitivo: o primeiro diz ao respeito do conhecimento da língua e do mundo, o segundo se refaz as manifestações de linguagem própria de determinada cultura, pois os interlocutores precisam ter conhecimentos sociocognitivos semelhante para que possam interagir com compreensão.
os processos de compreensão têm uma natureza estratégica, pois, muitas vezes, a compreensão utiliza...
tracking img