Leitura e os seus sentidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Para que possamos realizar uma boa leitura, de forma dinâmica, buscando uma eficaz compreensão dos sentidos do texto, devemos ter noções de concepção e estratégias de leitura, bem como leitura e produção de sentidos.
A concepção de leitura compreende: o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento dasintenções do autor; o foco no texto, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto; o foco no leitor quando o leitor é o foco central da leitura; o foco na interação autor-texto-leitor em que os sujeitos se constroem e são construídos no texto, através de uma interação.
A estratégiade leitura permite ao leitor, interpretar e compreender os textos escritos, de forma competente. Para isso é fundamental utilizarmos estratégias de seleção, onde o leitor se atenta aos índices úteis; estratégias de antecipação, na qual o leitor deduz fatos que ainda estão por vir, com base em informações explícitas e em suposições; estratégia de inferência, onde o leitor é levado a captar o quenão está escrito no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio do leitor; e finalmente estratégia de verificação onde o leitor, confirma ou não as especulações realizadas. As habilidades de leitura só se adquirem, com a própria experiência e com a mediação de um leitor ativo.
A leitura e a produção de sentidos enfocam os conceitos de contexto,leitura e sentido por meio de relações intertextuais. Os conteúdos de um texto e o leitor estão interligados. Na leitura precisamos sempre levar em consideração diversos fatores, como: lugar social vivencia relações com o outro, valores da comunidade, conhecimentos textuais, pois, a leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas por nossa bagagem sócia cognitiva. Considerar o leitor eseus conhecimentos, os quais são diferentes de um leitor para o outro, implica em aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Essa pluralidade varia, dependendo do texto, do modo como foi construído, do que foi revelado e do modo que foi sugerido. Portanto, a compreensão de um texto, varia segundo as circunstâncias de leitura e depende de vários fatorescomplexos e inter-relacionados entre si, pois a leitura é uma atividade de construção de sentido.

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Para que possamos realizar uma boa leitura, de forma dinâmica, buscando uma eficaz compreensão dos sentidos do texto, devemos ter noções de concepção e estratégias de leitura, bem como leitura e produção de sentidos.
A concepção de leitura compreende: o foco no autor,onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor; o foco no texto, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto; o foco no leitor quando o leitor é o foco central da leitura; o foco na interação autor-texto-leitor emque os sujeitos se constroem e são construídos no texto, através de uma interação.
A estratégia de leitura permite ao leitor, interpretar e compreender os textos escritos, de forma competente. Para isso é fundamental utilizarmos estratégias de seleção, onde o leitor se atenta aos índices úteis; estratégias de antecipação, na qual o leitor deduz fatos que ainda estão por vir, com base eminformações explícitas e em suposições; estratégia de inferência, onde o leitor é levado a captar o que não está escrito no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio do leitor; e finalmente estratégia de verificação onde o leitor, confirma ou não as especulações realizadas. As habilidades de leitura só se adquirem, com a própria experiência e com a...
tracking img