Leitura e sentido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROF. DR. LUIZ ROBERTO WAGNER



Introdução.

O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. A leitura é ocaminho para a descoberta de novos conhecimentos. Desde a infância desenvolvemos a mente, através da leitura, lendo desde gibis a livros de histórias infantis. Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for revelante.
Concepção de leitura
A leitura é entendida como um processo de decifração da escrita. Ler é identificarsinais gráficos, o som e o sentido. Nesta concepção a leitura é a decifração da escrita.
Porém a leitura também é entendida como um processo de compreensão, obtendo aspectos cognitivos, pelo qual extraímos o sentido do texto. Podemos dizer que a leitura é vista como um processo de interpretação.
Koch (2002) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeitopsicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.
• Estratégia de leitura
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagemelaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão (Duffy& cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001).

Hoje há seis tipos de estratégias de leitura que ajudam, no processo de compreensão, como:predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento. Também a estratégia de leitura compreende em três momentos, o antes, odurante, e o após a leitura.

Leitura e a produção de sentidos.
O indivíduo sente-se inserido à medida que desvela e vivencia significados atribuídos ao mundo por ele mesmo e pelos outros. (Silva, 1996).
É esta capacidade central do psiquismo humano que permite ao indivíduo fazer sentido do que ouve ou lê indo além do que está explícito ou prontamente acessível. O significado não estáembutido ou inscrito totalmente no texto oral ou escrito.
O leitor tem liberdade para construir sentidos, mas ele também é limitado pelos significados trazidos pelo texto e pelas suas condições de uso. O texto é gerado a partir dos significados atribuídos pelo autor quando em interação com seu mundo de significação, e é contextualizado pelo leitor, que busca atribuir-lhe significado a partir da relaçãoquemantém com o seu próprio mundo e com o autor, o qual delimita as possibilidades de construção de novos significados.
Gêneros textuais e os elementos que caracterizam um gênero.
Gêneros textuais são tipos específicos de texto de qualquer natureza, literários ou não tanto na forma oral como na escrita, os gêneros textuais são caracterizados por funções específicas. São reconhecíveis pelascaracterísticas funcionais e organizacionais queexibem e pelos contextos onde são utilizados. Gêneros textuais são formas de interação, reprodução e possível alteração social que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais e envolvem questões de acesso e poder.
Temos diversos tipos de gêneros textuais, como narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos ou injuntivos.
Dessa formapodemos considerar gêneros textuais.
atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes,instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, piada, conversação espontânea, cartazes discursos políticos, histórias, texto informativo, resenha, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, conferência, carta eletrônica, bate-papo por...
tracking img