Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

A leitura é um processo no quais vários aspectos estão envolvidos, e uma descrição desse processo deve envolver não apenas o texto e o leitor, mas também o momento de encontro entre ambos, ou seja, as circunstâncias sócio-históricas de leitura do texto propriamente dita (LEFFA,1996).
Mas segundo, Koch e Elias (2006), a leitura é uma atividade de construção desentido, que se pressupõe a interação autor-texto-leitor, na qual estão em jogo não só as pistas e sinalizações que o texto oferece como também os conhecimentos do leitor.
Já para Monteiro e Mello (2003), a leitura não é uma atividade receptiva, pelo contrário, é um processo no qual o leitor desempenha papel ativo, através da mobilização de seus conhecimentos, trazendo-os a um nível consciente, edo desenvolvimento de estratégias e habilidades da leitura.
De acordo com Colomer e Camps (2002, p.29) “ler é entender um texto”, se não há,desejo de entender o que diz um texto, não há finalidade na leitura. Ler por uma finalidade, buscando algo e com um sentido interior para o leitor, é um processo interativo.
Mas segundo Goulemot (2001) ler é dar sentido de conjunto, no qual ocorre uma espéciede troca entre o leitor e o autor. Busca-se, assim, constituir e não encontrar o sentido desejado pelo autor. Ou seja, um texto literário pode ter vários sentidos, e cabe ao leitor escolher qual deles lhe faz maior sentido.
A leitura permite, portanto, fazer emergir o que está escondido, conferindo uma singular liberdade ao leitor. Neste ponto, fica bastante claro o contraste que há em relação àprática de leitura existente em nosso sistema educacional, que além de precária e incipiente, reforça justamente o contrário disso, tolhendo a liberdade do aluno e de certa forma, afastando-o ainda mais da leitura.
As estratégias de leitura fazem parte do ato de ler, e muitas vezes não nos damos conta. Entretanto sabemos que elas existem, e sabendo aplica-las de modo correto, nos auxilia noentendimento de um texto, sendo assim tudo fica mais fácil.
Conforme Koch e Elias (2006), o leitor lança mão de várias estratégias de sociocognitivas. Afirmar que o processamento textual é estratégico implica no pressuposto de que o leitor, em busca da compreensão, toma diversas atitudes orientadas, efetivas, eficientes, flexíveis e rápidas diante do texto.
O conceito de estratégias dotado porOxford (1999 p. 1-11), é que as estratégias são ações ou comportamento específicos adotados por aprendizes de uma língua estrangeira para apreensão, internalização e o uso da mesma, ou seja, são instrumentos que auxiliam a aprendizagem.
Já de acordo com Kleiman (2004b) as estratégias de leitura são classificadas em estratégias cognitivas e meta cognitiva. As estratégias meta cognitivas, não são regrasrealizadas de acordo com um objetivo pré estabelecido, ou seja, são estratégias de ação, que podem ser controladas conscientemente.
O autor auto-avalia constantemente a própria compreensão e estabelece objetivos para leitura, isto é, ele poderá, por exemplo, dizer por que e para que ler, descrever suas ações, dizer o que entende ou não. Já nas estratégias cognitivas corresponde a procedimentosinconscientes de um leitor competente para compreender um texto. O leitor não tem controle consciente destes procedimentos, e o ensino também não pode modelá-los diretamente, mas pode ajudar o leitor a desenvolver habilidades que o tornem competente, como a capacidade de compreensão do tema do texto, conhecimento dos macros estruturas textuais, identificação das intenções do autor e da reconstruçãodas relações lógicas e temporais.
Segundo, Isabel Sole (p. 23) para ler precisa simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias. Estratégias fundamentais de compreensão de leitura são: definição do objetivo da leitura, atualização de conhecimentos prévios, previsão, inferência e resumo. Conclusão, de acordo...
tracking img