Adolescente e o ato infracional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

o adolescente e o ATO INFRACIONAL

JACOBINA
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A adolescência é uma fase em que o jovem passa mor diversas transformações tanto corporal quanto mental, cada um tem uma oportunidade diferente vive em ambientes distintos, sua personalidade começa a se formar a partir da convivência que ele tem.Um bom ambiente reflete em tornar o adolescente numa pessoa boa. Dependendo do tipo de local onde cresce o jovem, ele pode vir a se tornar um delinqüente. São vários os aspectos que podem levar um adolescente a cometer infrações judiciais, entre eles a desestrutura familiar, ambiente em que vive, educação, consumo de drogas, e a desigualdade social entre outros.

Em razão de uma família semestrutura o adolescente retém no seu dia-a-dia apenas mau exemplos. Enfrentar dificuldades familiares que venham a se tornar rotina em sua vida faz com que o adolescente construa uma personalidade totalmente diferente da que poderia ter se estivesse numa família bem estruturada.

Um jovem que presencia desde pequeno a decadência familiar tende a desenvolver um caráter duvidoso. Uma família que sofrecom as brigas constantes entre marido e mulher, que enfrenta o alcoolismo, o uso de drogas, transparece uma realidade dura que o adolescente não deveria estar exposto. O crescimento desse individuo que convive nesse ambiente vem acarretado de situações negativas, transformando - o na maioria dos casos em um menor infrator. Absorvendo apenas coisas ruins a pessoa passa a se comportar de uma formamais agressiva e sem muita importância com o futuro, o que não deveria acontecer se ele tivesse convivido numa família normal. Sem descartar as pequenas estatísticas de jovens de famílias bem estruturadas que comentem crimes.

Entretanto a família desestruturada age de forma consideravelmente grande na formação de um jovem criminoso. Na maioria desses fatos se o adolescente estudar é na escolaque começam as primeiras modificações, pois temos muitos casos que mostram que, a desistência dos estudos é uma das primeiras conseqüências a atingir esse publico. Quando estuda o jovem passa a ter mais dificuldade de aprendizagem e cair no rendimento escolar. Alguns passam a agir de maneira arrogante com colegas, professores e os demais, desrespeitando – os, mas nenhuma atitude é tomada por causada falta de acompanhamento na escola da família.

Quando o problema fica em torno das dificuldades familiares e logo é descoberto, é mais fácil de ser resolvido com um bom êxito, mas quando ele toma proporções mais graves como o consumo de drogas as dificuldades triplicam o jovem ao conhecer as drogas encontra nelas a fuga dos problemas que enfrenta em casa passa a utilizar drogas paraesquecer-se dos problemas. É quando os maiores dificuldades aparecem, o roubo para sustentar o vicio é uma das primeiras atitudes tomadas, a partir daí os crimes passa a ser mais constantes, as drogas levam os adolescentes a um nível miserável de vida. Porte de arma ilegal se torna normal, o revolver se transforma uma ferramenta que é utilizada para os roubos, furtos, latrocínios entre outros crimes.

Adesigualdade social também é uma questão que juntamente com as drogas levam o adolescente ao fundo do poço. A pobreza pressiona de maneira forte o jovem a entrar no mundo da criminalidade. O ambiente precário onde mora, as dificuldades enfrentadas pela falta de dinheiro de boas condições de vida, a falta de roupas e condições de estudar se transformam num fardo ás vezes muito grande que oadolescente não agüenta carregar. Encontra nas drogas a escapatória para se livrar dessa vida difícil, mas na verdade está seguindo um caminho muito mais complicado, para justificar pobreza que viveu por muito tempo procura o tráfico para ganhar dinheiro fácil e se sentir realizado. Quando não consegue entrar para o mundo do tráfico, o furto passa a ser uma ação constante, seguido do consumo de drogas. O...
tracking img