Nr 32

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA NR 32 PELA

EQUIPE DE ENFERMAGEM EM POSTOS DE SAÚDE



1 INTRODUÇÃO

O exercício da saúde do trabalhador é promover a saúde, manter e melhorar sua capacidade de trabalho. A implementação de normas chamadas Normas Regulamentares do Ministério do Trabalho, objetiva atender estas expectativas tanto para o setor que trabalha como para aqueles que se beneficiam com osserviços.
Pretende-se com este trabalho, através de instrumentos aplicáveis, averiguar se o setor de saúde publica está informado quanto a existência da Norma Regulamentar 32 (NR – 32) e sua aplicação.

1.1 JUSTIFICATIVA

A NR-32 estabelece medidas de proteção à segurança e à saúde dos profissionais de enfermagem em estabelecimento de saúde indistintamente: porém, esta norma só terá valorconcretizado se os profissionais aos quais ela respalda quer empregados ou empregadores, tomarem conhecimento de sua existência e aplicá-la de forma consciente. A exemplo disso, realizar as vacinas preconizadas na referida norma, manter como rotina as medidas de precauções básicas de biossegurança, de modo a evitar danos como os acidentes com materiais pérfuro-cortantes, atos estes, que nãosendo conhecidos e observados, certamente resultarão em conseqüências negativas aos trabalhadores, pacientes e empregadores.
Frente ao exposto, é de suma importância a aplicação da NR-32 para os profissionais de saúde, pois de um modo geral, observa-se ainda, que os acidentes de trabalho são frequentes.



1.2 OBJETIVO GERAL

Realizar um estudo da Norma Regulamentar 32, observando ostópicos mais relevantes da norma que beneficiam os trabalhadores de saúde.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar se os profissionais de enfermagem da rede pública conhecem a NR -32 e sua aplicabilidade.

Relatar a experiência com profissionais da rede pública em acidentes com materiais pérfuro-cortantes, uso de EPIs, e imunizações preconizadas pelo Ministério da Saúde através da NR – 321.4 METODOLOGIA

Realizada revisão bibliográfica, busca efetuada através dos descritores NR 32, EPIs e biossegurança no período de cinco anos.
Os profissionais responderam um questionário com perguntas referente ao conhecimento da NR-32, experiência em acidentes com material pérfuro-cortantes, biossegurança e imunizações.
Para este estudo foi elaborado um instrumento (anexo) com perguntas aserem respondida pelos pesquisados na presença da entrevistadora.
Citar sites e período de busca
Quantidade de artigos

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A evidência de atenção aos trabalhadores, respeitando sua área de atuação no que diz respeito a profissão, teve marco fundamental em 1700 quando o médico italiano Bernardino Ramazzini ( ano) descreve, uma doença que ocorrem em trabalhadores em mais decinqüenta ocupações, e propõe a inclusão da pergunta na anaminese e “qual a sua ocupação”
Desde então, a associação da atividade exercida pelo paciente passou a ser associada aos sinais e sintomas de patologia que podem ser decorrentes de sua ocupação.
Em 1950, com a contribuição da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), nasce a definição dos objetivos daMedicina do Trabalho e da Recomendação nº 112, da OIT (1959), emergem claramente definidos os objetivos e funções dos serviços médicos nos estabelecimentos de trabalho (MENDES,1980).
Desde 1955, foram realizados anualmente congressos nacionais de CIPAS e em 1962 foram superpostos por congresso nacionais de prevenção de acidentes de trabalho , dando início ao ensino da medicina do trabalho emcursos médicos na década de setenta.Pela observação da estatísticas de acidentes de trabalho, o governo brasileiro com base na recomendação da OIT, regulamentou a obrigatoriedade dos serviços de segurança e medicina do trabalho nas empresas acima de determinado porte e grau de risco, fato este concretizado em 08 de julho de 1978, easm que todas as empresas em todo o território nacional deveriam...
tracking img