Biografia de platao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aristócles, que ficou conhecido no mundo inteiro com Platão, nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. Filho pais aristocráticos, nasceu em uma família rica,envol com políticos.

Platão se interessou pela filosofia e pela política logo Tornou-se discípulo de Sócrates aos 18 anos e o acompanhou durante cerca de 10anos, até que fosse condenado à morte.

Platão acompanhou o processo de julgamento de seu mestre, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nosdeuses. Sócrates foi obrigado a beber veneno, em 399 a.C.

Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sidodiscípul Sócrates, Platão passou a viajar por diferentes lugares busca de novos aprendizados.

Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi ne época quefundou sua Academia, que tinha como obj o a educação de jovens que poderiam assumir cargos governo e precisavam da experiência e conselhos de Platão, paradesempenharem um bom trabalho.

O filósofo escreveu mais de 30 obras, como Menexen Ménon; Eutidemo; Crátilo; O banquete; Fédon; A repú Fedro; Teeteto;Parmênides; O sofista; O político; Tim Crítias; Filebo e As leis.

Basicamente, suas obras eram escritas em forma de diálogos. Curiosamente, esses diálogos nãoapresenta Platão como personagem principal e, sim, Sócrates. At de sua obra, Platão passa muitos dos ensinamentos d mestre. Em alguns momentos, dizem os estudiosos,é saber se se trata de um pensamento do próprio Platã um pensamento de Sócrates transmitido por Platão.

O filósofo faleceu aos 80 anos, em 347 a .C..
tracking img