Nicolau maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Mais de quatro séculos nos separam da época em que viveu Maquiavel. Muitos leram e comentaram sua obra, mas um número consideravelmente maior de pessoas evoca seu nome ou pelo menos os termos que aí tem sua origem. “Maquiavélico e maquiavelismo” são adjetivo e substantivo que estão tanto no discurso erudito, no debate político, quanto na fala do dia-a-dia. Seu uso extrapola o mundoda política e habita sem nenhuma cerimônia o universo das relações privadas. Em qualquer de suas acepções, porém, o maquiavelismo está associado a idéia de perfídia , a um procedimento astucioso, velhaco, traiçoeiro. “Estas expressões pejorativas sobreviveram de certas formas incólumes no tempo e no espaço, apenas alastrando-se da luta política para as desavenças do cotidiano.”

Assim, hoje emdia, na maioria das vezes, Maquiavel é mal interpretado. Maquiavel, ao escrever sua principal obra, O PRÍNCIPE, criou um “manual da política”, que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. Talvez por isso sua frase mais famosa: -”Os fins justificam os meios”- seja tão mal interpretada. Mas para entender Maquiavel em seu real contexto, é necessário conhecer o período histórico em queviveu.

Sendo assim, a contribuição de Nicolau Maquiavel para o mundo é imensa e

fantástica. Maquiavel ensinou, através da sua obra, a vários políticos e governantes. Aliás, a obra de Maquiavel entrou para sempre não só na história, como na nossa vida cotidiana atual, já que é aplicável a todos os tempos.

É possível perceber que “Maquiavel, fingindo ensinar aos governantes, ensinou também aopovo”. E é por isso que até hoje, e provavelmente para sempre, ele será reconhecido como um dos maiores pensadores da história do mundo. É exatamente isso que vamos mostrar em nossa pesquisa.

4

CAPÍTULO 1

1.1 - Momento Histórico

Durante a Renascença Italiana, a tirania imperava pelos pequenos principados governados por uma ditadura altamente monárquica. Não havia legitimidade de poder,e por isso, a crise de instabilidade era constante, onde somente o cálculo político, a astúcia e a ação rápida e fulminante contra os adversários são capazes de manter o príncipe. O eixo da administração era constituído de alianças com outros principados, atemorização dos súditos para evitar a subversão e praticamente anular a oposição interna. Como o poder era adquirido através de força, eranatural que também através de força, este poder fosse passado para os próximos governantes. A multipolarização do poder, e a ausência de um Estado central, criam um vazio, preenchido apenas pela fortes individualidades.

Em 1494, foi experimentada certa tranquilidade, com os esforços de Lourenço, o Magnífico. Porém, a partir deste ano, a desordem e a instabilidade ficaram incontroláveis. Países comoa França e a Espanha começaram a invadir o território italiano para piorar a situação de graves conflitos entre os principados internos. E foi neste período conturbado e altamente conflitivo que Maquiavel cresceu e passou sua infância e adolescência.

1.2 – Vida e morte de Maquiavel

Era o terceiro dos quatro filhos do advogado Bernardo, descendente do ramo mais pobre da nobreza toscana, e deBartolomea. Iniciou os estudos de Matemática e Latim aos sete anos de idade, entrando aos oito na escola de Battista da Poppi. Teria lido clássicos italianos e latinos na infância e adolescência, aprofundando posteriormente esse estudo para ilustrar as teorias de dominação defendidas em suas obras.

Na idade adulta, o primeiro grande pensador da Idade Moderna gostava dos versos de Dante e dePetrarca para mergulhar “na leitura de seus amores” e recordar as próprias paixões. Vez por outra, lia ainda Ovídio e Tíbulo, considerados

5

por ele “poetas menores”. Queria ser reconhecido como poeta e acabou irritado pelo fato de Ariosto não o haver incluído entre os vates relacionados no Orlando Furioso. A história também lhe negou o título almejado.

Trabalhou como funcionário público,...
tracking img