Nicolau maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A obra a que se refere este trabalho, vêm buscar a filosofia de governo de Nicolau Maquiavel, que por sua vez nos mostra um memorial sendo ele “O Príncipe” e por momento foi endereçado a Lorenzo de Médici, que tratava da arte de governar. O Príncipe aborda os Estados e as formas de conquista e manutenção do poder.

























A FILOSOFIA DENICOLAU MAQUIAVEL
SOBRE OS PRINCIPADOS

1.1. Aspectos históricos da filosofia de Nicolau Maquiavel

NICOLAU MAQUIAVEL nasceu em Florença em três de maio de 1469, na Itália, fracionada em pequenos Estados conflitantes, NICOLAU MAQUIAVEL, foi o maior pensador político da Itália renascentista, onde não pertenceu a nenhuma escola e nem deixou sucessores. As suas leituras são indispensáveis paraquem procura refletir sobre o poder e suas inter relações. Tornou se imortal, leitor dos clássicos da Antiguidade de Platão e Aristóteles, onde se constituiu em objeto de estudo e debates por quatro séculos, foi filho de advogado e estudioso da Humanidade, viveu obscuramente até 1527.
Dizia Maquiavel que aqueles que desejam conquistar a proteção de um Príncipe, na maioria das vezes costumam dirigirse a ele oferecendo aquilo que tem de mais valioso, ou aquilo que pensam que possa agradá-lo. Então Maquiavel disse:
Desejando eu, portanto, presentear Vossa Alteza com um gesto que testemunha todo meu respeito, não encontrei, entre tudo que possuo coisa que eu considere mais cara ou que estime tanto quanto o conhecimento das ações dos homens com poder, as quais tenham apreendido quer pela longaexperiência adquirida nesses anos quer pelo estudo do mundo antigo. Tendo eu, com longo empenho as analisado e pensado sobre elas, as reuni em um pequeno volume e as envio a Vossa Alteza. MAQUIAVEL, 1996, p. 9.

Seu memorial foi o Príncipe, endereçado para Lorenzo de Médici, um tratado sobre a arte de governar, obra escrita no exílio forçado. Maquiavel considerou a obra pouco digna de levar asua presença, porém contou com sua estima, dando a oportunidade, de, em pouco espaço de tempo, conhecer tudo que conheceu e entendeu no decorrer dos anos de sua vida com tantos perigos e privações. Portanto buscou enriquecer somente a novidade da argumentação e a importância do assunto, para que tornassem agradável sua obra. Então ele disse:
Não desejo que seja considerado uma presunção o fato deque um homem de baixos e poucos status sociais tenha a intenção de discutir e definir as leis que estão na base do governo dos príncipes, do mesmo modo que um pintor que desenha uma paisagem, de baixo observa o contorno das montanhas e de tudo o que está no alto, enquanto do alto observa tudo que está embaixo, é igual, para conhecer bem a natureza do povo, é necessário ser príncipe, para conhecera natureza do príncipe, é necessário pertencer ao povo. MAQUIAVEL, 1996, p 10.

Para Maquiavel todos os Estados, todos os governos que tiveram e tem autoridade sobre os homens são Estados, repúblicas ou principados. Maquiavel não se preocupou em tratar das repúblicas, pois já tinha feito esse trabalho antes, por conseqüência trataria somente dos principados. Esses tais principados, podem serhereditários ou mistos. Os hereditários são àqueles que têm o costume de ter a presença das famílias dos príncipes, para manterem o poder e não abandonar o modo de governo de seus predecessores. Já os mistos são aqueles por causa da dificuldade de exercer o poder recebem um novo membro para que possa exercer o poder com propriedade. Com amplo conhecimento Maquiavel disse, “que não será fácil tornarse chefe, pois terá como inimigos todos os que se beneficiavam das antigas leis e como defensores tíbios todos os que se beneficiarão com as novas leis”. MAQUIAVEL, 1996, p. 33

1.2. Conceitos e definições relacionadas à filosofia de Nicolau Maquiavel
Sempre Maquiavel mostrou amplo conhecimento, mostrando para o Príncipe nome de seu livro, como são as ordens a ser dadas aos longos dias de um...
tracking img