Nicolau maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NICOLAU MAQUIAVEL
(Ensaio)

Nicolau Maquiavel é um intelectual que nasceu na Itália e se destacou por ser um dos principais formuladores do pensamento político moderno, viveu num período em que iniciava-se a busca incessante pela experimentação e o antropocentrismo ganhava força frente ao teocentrismo.
Assim como vários outros intelectuais, Maquiavel utilizou a razão como centro do seupensamento. Sua obra de maior destaque é “O príncipe” onde procura criar um manual de política explicando como se deve governar.
No entanto, o trabalho desenvolvido por Maquiavel, não foi o primeiro a trabalhar a questão política, ainda assim a sua obra é até hoje uma das maiores obras desenvolvidas sobre essa temática. O pensamento desenvolvido por ele a respeito da política foi inovador para a sua épocae continua atual até hoje.
O livro “O príncipe” é uma das obras escritas sobre política que gera mais discussões atualmente, nela o autor revoluciona pela forma de escrever, pelo estilo utilizado e principalmente pelo seu objetivo rigorosamente utilitário. Foi uma obra para alcançar objetivos muito claros e definidos.
Maquiavel ao explicar “O príncipe” ressalta que seu objetivo era escrever algode útil para ensinar como um bom príncipe deve fazer para chegar ao poder. Ele buscava criar um guia para a ação e através de suas palavras procurava orientar o acesso e a permanência no poder, além disso, o maquiavelismo procurava separar os interesses do Estado, dos dogmas e interesses da igreja, isso ocasionou grande contestação principalmente por parte da Igreja Católica.
A essência da obraescrita por Maquiavel é explicar como governar o Estado e conservar o poder. José Nivaldo Júnior ao analisar a obra “O príncipe” afirma que segundo Maquiavel

O poder é a única forma eficaz encontrada pela sociedade humana para viabilizar sua reprodução e sua sobrevivência. Na sociedade competitiva dos últimos seis milênios, o poder vem sendo o coroamento das outras duas maiores aspirações do serhumano: a riqueza e o prestígio. Riqueza, prestígio e poder andam juntos, através do tempo. Onde um se encontra, os demais chegaram ou estão iminentes.

Maquiavel defende que se deve chegar ao poder de qualquer forma, sendo amado ou temido e se caso seja necessário matar uma pessoa próxima que assim seja feito, destaca que em muitas ocasiões para se manter no poder o príncipe é forçado apraticar o mal. Maquiavel chega a afirmar que o soberano pode se encontrar em condições de ter que aplicar métodos extremamente cruéis e desumanos.
De acordo com a teoria maquiavélica o homem não é bom nem mau, mas tende a ser mau. A teoria desenvolvida por Maquiavel destaca ainda que para se manter no poder o príncipe deve ter acima de qualquer coisa duas características: a virtude e a fortuna.
Avirtude seria para Maquiavel a capacidade que o príncipe apresenta frente aos desafios de governar um Estado, dessa forma a virtude política defendida por ele nada tem a ver com a virtude no sentido cristão.

Virtude é vigor e saúde, astúcia e energia, capacidade de prever, planejar e constranger. É, sobretudo, vontade que barra as águas transbordantes dos acontecimentos, que impõe regra – sempreparcial e, infelizmente, caduca – ao caos, que constrói com invencível tenacidade a ordem em um mundo que desaba e se desagrega perpetuamente.

A partir das habilidades (virtudes) desenvolvidas pelo príncipe, Maquiavel afirma que é desenvolvida a segunda característica, a fortuna, que nada tem a ver com dinheiro, mas sim com a sorte.
Para Maquiavel metade das ações humanas são definidas através dasorte, no entanto ele adverte que quando um príncipe deixa tudo por conta da sorte, ele se arruína logo que ela muda.
Maquiavel trata a fortuna como um fator que muda de acordo com a conjuntura e a virtude como a escolha certa na hora certa.

[...] a fortuna diz respeito às circunstâncias, ao tempo presente e as necessidades do mesmo, a sorte da pessoa. É a ordem das coisas em todas as dimensões...
tracking img