Proposta de pesquisa- artigo-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

EAD- UMA NOVA FORMA DE ESTUDAR OU MERO MODISMO?

NOME DO AUTOR


Projeto de pesquisa-Artigo, apresentado à disciplina TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, ministrado pela Prof. Ms. Ediléia Alves Mendes Souza, da Universidade Estadual de Montes Claros, como quesito de conclusão do curso da Pós Graduação em EAD.



MONTES CLAROS2012

TEMA: O Ensino a Distancia
TÍTULO: EAD – Modismo ou uma nova forma de ensinar?
PROBLEMA
Embora pareça ser um método de ensino novo, os cursos à distância já existem desde 1833 na Suécia, 1890 na Alemanha e desde 1891 nos EUA, que oferecia um curso da língua hebraica porcorrespondência através da Universidade de Chicago. Documentos históricos comprovam ainda que no início do século XX nos EUA já existiam produções de filmes educacionais e também transmissões radiofônicas.
No Brasil essa prática foi adotada em 1937 com a criação do Serviço de Radiodifusão Educativa, do Ministério da Educação, que ministrava aulas por meio do rádio. A primeira empresa particular atrazer o serviço de ensino à distância no Brasil foi o Instituto Monitor, que desde 1939 já atendeu mais de 5 milhões de pessoas. Outro exemplo importante é o Instituto Universal Brasileiro, criado em 1941, que tem como foco a formação técnica, e ainda hoje conta com 200 mil alunos, já tendo atendido durante toda a sua história mais de 4 milhões de pessoas.
Em outras palavras, o EAD é ummodelo educacional capaz de tornar a educação um processo sistemático e contínuo na vida agitada dos profissionais (e empresas) de hoje. E isso é ótimo, pois reduz tempo e custos, complementa e suporta aprendizados em campo, reforça estudos "perdidos" em aulas presenciais, seminários, dentre outros.
Além desses benefícios mais óbvios, o EAD pode trazer consigo algumas característicasimportantíssimas para a efetividade do processo de aprendizado das pessoas. Dentre elas, poderíamos destacar: a possibilidade de se estudar de maneira auto-gerenciável, a possibilidade de se estudar de maneira recorrente, sem perda de informações e conhecimento (que ficam armazenadas e podem ser repetidas à exaustão), a possibilidade de tornar o processo rico em troca de experiências e colaboração(ou seja, trazer para o ambiente virtual o processo presencial de trocas de informação e conhecimento, a possibilidade de se aprofundar em conhecimentos específicos via navegação na Web (para E-Learning, por exemplo) e a possibilidade de tornar o processo de estudo multimídia e interativo, agregando áudio, som, imagens, texto, etc.

JUSTIFICATIVA
Desde o fim do século XIX até opresente momento a humanidade atravessa um grande processo de transformação social, principalmente no que diz respeito ao crescente desenvolvimento das tecnologias da informação. O dinamismo das tecnologias da informação provoca profundas mudanças no mundo do trabalho e repercute na educação. Exige a produção de novos conhecimentos e, além disso, busca de preposições educacionais que atendam àsnecessidades do novo cenário do mundo do trabalho. (Oliveira, 2003).
O advento das tecnologias da informação e da comunicação trouxe novas perspectivas para educação à distância, devido às facilidades de design e produção sofisticados, com rápida emissão e distribuição de conteúdos, interação com informações, recursos e pessoas. Esses avanços tecnológicos foram aproveitados por universidades,escolas, centros de ensino e organizações empresariais a fim de oferecem cursos à distância através de recursos telemáticos, os quais assumem diversas abordagens no meio científico (Almeida, 2002).
Essas novas tecnologias transcendem a ideia de espaço tempo, proporcionando encurtamento da distância. A comunicação é instantânea, o processo de conexão em rede permite ao sujeito a...
tracking img