Regulamento para tgi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REGULAMENTO PARA O TGI – TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR – FAU - UNISO

Nos termos do previsto no art. 9° da Resolução MEC‐CNE‐CES N° 2, de 17 de junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, e de conformidade com o previsto no Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso, o Colegiado doCurso aprovou o presente “Regulamento para o Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI – do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso”:

Capítulo 1. Sobre o Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI

Artigo 1° - O Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI é componente curricular obrigatório, realizado ao longo do último ano de estudos, e se constitui como atividade de síntese e integraçãode conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa.

Artigo 2° - O Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI constitui-se de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno, com complexidade temática compatível com as atribuições profissionais, e seu desenvolvimento será realizado sob a supervisão de professor(a) orientador(a), escolhido(a) pelo estudante entre os docentes quepossuam formação acadêmica de arquitetura e urbanismo.

Artigo 3° - São objetivos do Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI:
I. Demonstrar que o aluno dispõe de criatividade, qualificação técnica e capacidade para formular e responder, de maneira correta, às questões conceituais, teóricas e práticas inerentes à área de arquitetura e urbanismo;
II. Demonstrar que o aluno é capaz deconstruir o embasamento teórico, conceitual, formal, funcional e programático; observando a complexidade, relevância e atualidade do tema escolhido por ele.

Artigo 4° - O Trabalho de Graduação Interdisciplinar – TGI deve se caracterizar por uma proposta, teórica ou prática, que leve em conta a reflexão sobre, ou a intervenção no, espaço construído, na escala a ser definida pelo aluno em conjuntocom seu(sua) orientador(a), de forma que demonstre o domínio de uma sólida cultura espacial, e não apenas um formalismo estético, e, principalmente, comprove sua habilidade para formular um problema e definir a metodologia adequada para estudá-lo para só então alcançar uma solução adequada, dentro do tema proposto.

Artigo 5° - O tema do TGI é de livre escolha do aluno, no entanto, apertinência do tema e a melhor forma de abordá‐lo deve ser objeto de ampla discussão envolvendo alunos(as) e professores(as) orientadores(as), cabendo eventualmente mudança a ser proposta, de forma justificada, pela “Comissão Coordenadora do TGI”.

Artigo 6° - Para definir o(a) Professor(a) Orientador(a), ao final do 8º período letivo, o aluno demonstrará, junto à Coordenação do Curso, a sua intenção deinscrever-se na disciplina de TGI 1 para o período subsequente e fará indicação do tema que pretende abordar e de uma Lista Tríplice, de sua escolha, para definição de seu(sua) Professor(a) Orientador(a).
§ 1° - O(A) Professor(a) Orientador(a) deve ser, obrigatoriamente, docente arquiteto(a) e urbanista do Colegiado do Curso.
§ 2° - Na última reunião do Colegiado do Curso, a partir das ListasTríplices entregues, serão definidos(as) os(as) Professores(as) Orientadores(as), obedecendo o critério de preferência do aluno, a conveniência do(a) professor(a) em função do tema escolhido pelo aluno e a limitação de orientandos por professor(a), nos termos deste regulamento.
§ 3° - A partir dessa definição o(a) Professor(a) Orientador(a) participará de todo processo de elaboração do TGI desde oprimeiro momento que o aluno ingressa no TGI‐1, o que inclui a orientação, com dedicação mínima de 1 (uma) hora aula semanal além do engajamento nas atividades de integração, tais como reuniões, seminários, bancas etc., ao longo dos 9º e 10º períodos letivos.
§ 4° - Excepcionalmente, poderão existir Professores(as) Co-Orientadores(as), da própria Uniso ou mesmo de outras Instituições de Ensino...
tracking img