Amnistração

2492 palavras 10 páginas
Geopolítica

O que é geopolítica?
Geopolítica nada mais é de que: disputas de poder no espaço mundial, e também interpretar os fatos da atualidade por meio de relações recíprocas de poder político e espaço geográfico, tendo como interesse o desenvolvimento de ambos, ou seja, país e Estado.

Estado x Governo
Formas de governo * Monarquia→ é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo até a morte ou abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo**. * Diarquia→ é uma forma de governo em que a chefia é compartilhada por dois chefes de Estado*. * República→ é uma forma de governo na qual o chefe do Estado* é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.
*Chefe de Estado, representa a nação.
**Chefe de governo, representa as leis do país.

Formas de Estado * Unitário→ O Estado unitário abrange três espécies: Estado unitário puro (absoluta centralização do poder); Estado unitário descentralizado administrativamente (a execução das decisões políticas é descentralizada) e Estado unitário descentralizado administrativa e politicamente (descentralização política e administrativa). * Federais→ Federação é uma forma de estado caracterizada pela existência de duas ou mais ordens jurídicas que incidem simultaneamente sobre o mesmo território sem que se possa falar em hierarquia entre elas, mas em campos diferentes de atuação. * Confederativo→ é uma associação de Estados soberanos, usualmente criados por meio de tratados, mas que pode eventualmente adotar uma constituição comum. * Composto→ Os Estados compostos, como a própria expressão indica, são aqueles formados por dois ou mais Estados que se unem por motivos diversos. * Regional→ trata-se de uma região constituinte de um estado soberano, mas que possui

Relacionados

  • Logística
    402 palavras | 2 páginas
  • curso fiscaliza o de contratos
    5476 palavras | 22 páginas