Nicolau maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nicolau Maquiavel
- Natalidade: 1496 em Florença-Itália; - Viveu na era do Renascimento; - Foi historiador, diplomata, filósofo, estadista e político; - Formou-se por uma educação clássica e aos 12 anos de idade já escrevia em latim; - Mortalidade: 1527.

Maquiavel era reconhecido como fundador do pensamento e da ciênciapolítica moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Foi ele o precursor da ciência política. Também elaborou a primeira teoria do surgimento do Estado Moderno, mostrando que a política também era uma disciplina autônoma, e que o Estado possuía seus próprios caracteres, fazendo política e seguindo sua técnica e suas próprias leis.Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha aos governantes como governar e manter o poder absoluto. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
“O Príncipe”:
O livro “O Príncipe”, completamente escrito em 1513, era dirigido a um príncipe queestava governando um Estado, e o aconselhava sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política de Maquiavel, o qual começava descrevendo os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afetaria a forma de governo do príncipe. Ensinava também, como um príncipe poderia conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele.
Maquiavel apresentava osproblemas e as dificuldades, e isso tudo foi demonstrado de uma forma que parecia não haver solução. Porém, logo em seguida ele apresentou não só a solução para os problemas, mas como também conselhos, os quais o governante deveria seguir se quisesse ser bem sucedido.
Outro detalhe muito importante que pode ser percebido no decorrer de toda obra, são os exemplos históricos. Maquiavel fundamentava toda asua teoria na história dos grandes homens e dos grandes feitos do passado, afirmando que um príncipe deveria seguir os passos desses homens poderosos, pois alguma coisa sempre seria aproveitada. O aspecto marcante de sua obra é quando são tratados os meios de se tornar príncipe, que podem ser dois: pelo valor ou pela fortuna. Entretanto ele adverte que aqueles que se tornaram príncipes pelafortuna tem muita dificuldade para se manter no poder. Porém, a fortuna e o valor não são as únicas formas de se tornar príncipe. Existem outras duas: pela maldade e por mercê do favor de seus conterrâneos.

A filosofia:
Maquiavel dedicou-se ao estudo da filosofia política, buscando investigar a política pela política, ou seja, sem utilizar em sua análise conceitos morais, éticos ereligiosos que pudessem direcionar seus estudos.
A política em sua filosofia tem a capacidade de se autogovernar, de buscar suas próprias decisões de forma livre, sem que outras áreas do conhecimento interfiram em suas conclusões, devendo justificar-se por si mesma e não buscando fora de si uma moral que a justifique.
A finalidade da política é a “tomada e a manutenção do poder” em que overdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder e que, para isso, jamais deve aliar-se aos grandes, pois estes são seus rivais e querem o poder para si. Mas devem aliar-se ao povo, que espera do governante a imposição de limites ao desejo de opressão e mando dos grandes. Maquiavel também Influenciava aos filósofos a serem contra o poder absoluto da igreja e fazer com que os que o sucederemcontinuassem com a ideia de que a igreja perdesse o apoio de todos, tendo a formação de um estado forte e unificado, independente de qual seria o governador, mas de modo que ele tivesse poder absoluto, mesmo que este governador precisasse utilizar a força militar e fazer inimigos.

O termo “maquiavélico:

Nas ideias defendidas no livro “O Príncipe”, o termo “maquiavélico” passou a ser usado...
tracking img