Nado peito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFMA – Campus Imperatriz
Imperatriz: 6 de Agosto de 2012
Lucas de Araújo 171 - I



NATAÇÃO
NATAÇÃO

Imperatriz-MA

NATAÇÃO
NADO PEITO

Lucas Araújo 171 - I | Trabalho para obtenção de nota da matéria de Educação Física |

Introdução


O nado peito é o estilo recreacional mais popular devido a estabilidade e a capacidade de manter a cabeça sempre fora daágua.
Este nado em nosso País já fui conhecido como '"rã", "braçada‐clássica", "a Labrasse", nado de bruços e "nado militar". Somente mais tarde surgiu a denominação de nado peito, pela qual tornou‐se conhecido nos nossos meios aquáticos. É um nado bem antigo, talvez o mais antigo mesmo, e por tradição é conservado até hoje nas provas olímpicas.
O rendimento do nado de peito é beminferior aos do estilo crawl e costas, entretanto, o que perde em rendimento, ganha em valor utilitário, daí, a razão de mais uma de suas denominações, "nado militar".
Na maioria das aulas de natação, os iniciantes aprendem primeiro o nado crawl. Porem nas competições, o peito é considerado um dos mais difíceis, e requer muita resistência em comparação aos demais estilos.Desenvolvimento
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
A Saída
A saída do nado de peito é feita do bloco de partida. Em comparação com os nados crawl e borboleta, o mergulho da saída do nado peito é um pouco mais profundo, para que o nadador aplique abraçada e a pernada ainda durante o mergulho, o que é chamado de filipina e garante melhor desenvoltura do nado. O nadador deve observar com atenção o posicionamento dos joelhos. Eles não podem estar muito a frente na preparação da pernada. Isso gera uma falha: o quadril sobe, o que produz atrito e enfraquece a potência da pernada.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
O Estilo
Para os iniciantes, recomenda-se, em primeiro lugar, o aprendizado correto da batida de pernas. Esse movimento é de grande importância para a sustentação, o equilíbrio e a impulsão do nadador. Inicialmente, as pernas devem ser estendidas fortemente para trás. No momento em que as pernas são esticadas, o corpo tende a ficar na horizontal.>Braçada
No início da primeira braçada após a saída e a cada volta, o nadador deve estar sobre o peito. Ocasionalmente, o nadador pode ter um braço ligeiramente mais alto que o outro, mas se os movimentos dos braços são simultâneos e no mesmo plano horizontal, o estilo está correto. A chave para observar os braços é estar certo que se movimentam simultaneamente. A maioriadas infrações ocorre com nadadores jovens, que ainda não tem uma boa coordenação.
As mãos devem ser lançadas juntas para a frente a partir do peito, abaixo ou sobre a água. Os cotovelos devem estar abaixo de água exceto para a última braçada antes da volta, durante a volta e na braçada final da chegada. As mãos devem ser trazidas para trás na superfície ou abaixo da superfície da água. As mãos não podem sertrazidas para trás além da linha dos quadris, exceto durante a primeira braçada após a saída e em cada volta.
Durante cada ciclo completo de uma braçada e uma pernada, nesta ordem, parte da cabeça do nadador deve quebrar a superfície da água, exceto após a saída e após cada virada, quando o nadador poderá dar uma braçada completa até as pernas e uma pernada enquanto completamente submerso. Acabeça tem que quebrar a superfície da água antes que as mãos virem para dentro na parte mais larga da segunda braçada.
>Pernada
Todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal, sem movimentos alternados. Os pés devem estar virados para fora durante a parte propulsiva da pernada. Não são permitidos movimentos em forma de tesoura, pernada vertical...
tracking img