Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MULTICULTURALISMO: UM DESAFIO PARA O EDUCADOR1

Lucinete Ornagui de Oliveira2 Francisca de Assis Silva3 RESUMO: No presente artigo, pretendemos fazer uma discussão acerca do multiculturalismo e suas implicações no contexto educacional, buscando mostrar que não são as leis que rompem o racismo, mas as práticas pedagógicas do professor como mediador do processo ensino afro-brasileiro comoformador do futuro de nossos alunos e cidadãos negros. Busca analisar se a ação pedagógica do professor que leciona em uma sociedade racista, excludente e desigual possibilita o combate ao racismo e a construção de identidade. Palavras-chave: Educação. Multiculturalismo. Prática Pedagógica

MULTICULTURALISM: A CHALLENGE FOR THE EDUCATED

ABSTRACT: In this paper, we make a discussion ofmulticulturalism and their implications in the educational context, seeking to show that there are laws that disrupt racism, but the pedagogical practices of the teacher as facilitator of the teaching african-Brazilian as trainer of the future of our students and black citizens. It aims to analyze whether the pedagogical action of the teacher who teaches in a racist society, enables the exclusionary andunequal combat racism and identity construction.

Word – key: Education. Multiculturalism. Pedagogical Practice
1

Texto elaborado inicialmente como parte da “Monografia” submetida a aprovação da Coordenação de Pós-graduação, pesquisa e Extensão para obtenção de grau de Especialização em Relações Raciais em Educação em 2006.

Pedagoga, Especialista em Metodologia e Didática de Ensino Superiorpela Universidade de Cuiabá e Especialista em Educação Racial em Educação pela UFMT. Docente da rede Estadual de Educação do Estado de Rondônia e do Centro de Universidade de Várzea Grande. Psicóloga, Especialista em Relações Raciais em educação. Docente e Coordenadora de Estágio do Centro Universitário de Várzea Grande.
3

2

2

Durante muito tempo acreditava-se que o Brasil, conhecido pelasua diversidade étnica e cultural, era um país de igualdade, onde brancos e negros conviviam harmoniosamente sem preconceito ou discriminação. Acreditava-se que a democracia racial era a base das relações no contexto social brasileiro, com igualdade de oportunidade para brancos, pretos e mestiços. Apoiado pelo argumento de que a ascensão social se dava por critérios de classes e não pordiscriminação racial, “de cor”, e que não havia violência entre brancos e negros. No entanto, no decorrer da história fica claro que a desigualdade, o preconceito, a discriminação e a exclusão social permeiam ainda hoje nossa sociedade. Ao estudarmos história, descobrimos que a diversidade cultural é responsável pelo desenvolvimento material e cultural da humanidade. No entanto, falar em multiculturalismono âmbito escolar, ainda hoje, gera uma discussão entre a teoria e a prática. Segundo Assis (2003) o multiculturalismo é a valorização da diversidade cultural eliminando preconceitos e estereótipos construídos historicamente, buscando formar uma sociedade alicerçada no respeito e dignidade do outro com suas diferenças. Portanto, é preciso pensar nas diferenças dentro de suas “diferenças” e omulticulturalismo abre espaço para refletir a complexidade e as divergências classificatórias da atualidade. Ancorada na abordagem crítica, o multiculturalismo favorecerá um repensar da prática pedagógica para romper com os mecanismos sutis de ordem real e imaginário, propiciando a práxis reflexiva e interventiva.

3 Assim, valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valoresdo outro, mas respeitá-los em suas diferenças, eliminando preconceito e estereótipos. Vivenciar esta diferença faz parte do nosso contexto, e é através da diversidade que devemos construir nossa identidade. Assim, a questão da diversidade vem suscitando intenso debate no contexto político, social e acadêmico, objetivando uma práxis pedagógica de valorização a pluralidade cultural. Diante disto,...
tracking img