Metodologia de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
 
Uma grande parte dos pesquisadores que lidam com esta temática não chega a um consenso a respeito das denominações que devem ser atribuídas às diversas metodologias e práticas de ensino (URIS, A. 1966). Na verdade eles se limitam simplesmente a enumerá-las, apresentando as características gerais e específicas de cada uma, sem a preocupação de agrupá-las,por família, ou por qualquer outro critério, como por exemplo NÉRICE (NÉRICE, I.G. 1989), que em sua obra cita a possibilidade de emprego de setenta e oito métodos ( inclusive suas variações ), não tendo a preocupação de agrupá-las de alguma forma.
Não cabe aqui uma discussão sobre tal fenômeno, mas, apenas, a apresentação e comentários sobre a adoção de uma das reconhecidas técnicas de ensinoem uma sala de aula, como suporte ao professor, em uma Instituição de Ensino.
 
2.1 - MÉTODOS DE ENSINO
A preocupação nesta apresentação não é a de dissecar os aspectos, as características ou as variações dos métodos de ensino, ou mesmo a sua enumeração, mas a de registrar a finalidade básica dos mesmos: a de proporcionar uma atuação eficiente e eficaz do professor e da Escola, isto é,estabelecer um meio onde existam as condições mínimas para um perfeito entrosamento entre os diversos atores no processo ensino/aprendizagem. De outra forma, para melhor esclarecimento, o objetivo de um método de ensino é o de servir de suporte ao professor, de modo que se crie uma condição favorável ao engrandecimento da aula, pela melhor assimilação do assunto em discussão.
É importante salientarque no processo ensino/aprendizagem existe um paradoxo, que muitas vezes não se torna bem claro aos professores (DONADIO, M. 1996):
Os alunos procuram, permanentemente em sala de aula, o "saber", para, com ele, melhor se posicionarem frente a um problema ou a uma situação real; isto significa que o aluno procura as ferramentas essenciais para uma mudança de seu comportamento. Entretanto, nadaassusta mais o homem que uma mudança, portanto, tudo o que pode levar a isto deve ser repudiado.
Um método de ensino é, portanto, um conjunto de procedimentos que se destinam a vencer este paradoxo. Através da exploração de suas características devem aumentar a procura pelo "saber" e, ao mesmo tempo, reduzir as percepções de medo, medo este, gerado pelas mudanças que este aumento de conhecimento iráproporcionar. Os procedimentos preconizados em cada método devem, também, favorecer uma consolidação das novas ferramentas aprendidas e desenvolver habilidades para que o uso das mesmas seja feito de forma a mais normal possível. Ao atingir este resultado, o processo de ensino terá conseguido uma redução dos sentimentos adversos às mudanças, uma vez que o novo comportamento, frente a uma situaçãoreal e concreta, já foi criado no período acadêmico.
As técnicas a seguir citadas não são excludentes, podendo inclusive, em alguns casos, serem encontradas aplicadas simultaneamente em uma mesma aula; em outras classes elas podem ser encontradas de forma pura.
Cada técnica utilizada, em função dos procedimentos a serem explorados, proporciona um estímulo específico ao aluno e exige deste umcorrespondente comportamento, tudo isto, com a finalidade de facilitar o processo de transmissão de conhecimento, ou mesmo de absorção de novas técnicas ou de um novo posicionamento social.
Existem diversos enfoques, ou diretrizes, que permitem classificar os métodos possíveis de serem empregados em uma sala de aula, todos eles baseados em teorias e comprovados por pesquisas de campo.Entretanto, restringindo-se ao escopo desta dissertação e adotando-se uma visão direta e prática, é possível classificar os métodos empregados pelos professores da seguinte forma:
* Método prático, ou "aprender fazendo";
* Método conceitual, ou "aprender a teoria";
* Método simulado, ou "aprender na realidade imitada";
* Método comportamental, ou "aprender por crescimento psicológico"....
tracking img