Metodologias usadas no processo de ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LUCIARA SEFSTROM ZAGO















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















São Luiz Gonzaga
2012


lUCIARA SEFSTROM ZAGO

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: OTRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVO












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo deSouza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:Jocemere Toso Karlinski.







São Luiz Gonzaga
2012

Introdução


Há muito tempo que o professor e a sua atuação não é a mesma do passado, antes todo o conhecimento que ele tinha, o que havia estudado, eradepositado nos seus alunos, esse estudo era lido e repassado para eles sem reflexão ou questionamento dos conteúdos. Também o papel da escola não se resume em transmitir conhecimentos aos alunos , mas ensinar eles a pensarem sobre o mundo que vivem , o mundo das diferenças, onde na escola mesmo existem alunos uns com mais facilidades de aprenderem e outros com um pouco de dificuldades, sendoassim esta escola tem que saber lidar com os diversos alunos que possam ser encontrados dentro dela. Uma das peças talves a mais importante para que o papel da escola seja cumprido, são os professores, que passam a maior parte de seus dias tentando transmitir algum conhecimento aos alunos, indo além da transmissão de saberes ensinando a eles o respeito que todos nós devemos ter, sendonecessário que o educando cative-o, para que ele possa se interessar pelo conteúdo passado. A função da escola para a educação, é muito além dos metodos tradicionais, que se resume em aplicar o conteúdo necessário passando aos alunos matérias que não serão uteis para o futuro deles , educar os seus alunos para a igualdade, já que vivemos numa sociedade desigual, talvez possa mudar umpouco a nossa realidade , pois sem a educação não se modifica muita coisa . Mas para que a escola exerça sua função é necessário que diretores, professores e principalmente os alunos caminhem juntos , deixando a escola exercer seu papel formando seres que possam pensar a respeito de tudo o que fazem. Sendo assim o objetivo desse trabalho é mostrar a diferença do método tradicional deensino, da dos métodos de ensino usados por professores progressistas. Mas o ambiente escolar ainda permanece preso ao método tradicional, esquivando-se da tecnologia que está cada vez modificando o mundo, fazendo-se necessário que os educandos revejam seus valores e concepções referente ao ensinar para atender o presente e o futuro, deixando para trás a forma ineficiente de ensinar, a maneira deaprendizagem antiga para uma forma de educar interativa, pensante e envolvente , sendo um trabalho de didática bem mais acertada que a tradicional.


Papel do Professor, Função da Escola e Métodologias usadas no Processo Ensino –Apendizagem.


O papel da escola não é somente formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundode evolução, mas orientá-los para a vida, precisa-se que a escola dê condições para os alunos se inserirem no meio social. O professor, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações,mas que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade, assim o educando é capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir...
tracking img