METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ- REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE PEDAGOGIA


Patrícia Maciel Ribeiro Paravidino
Pollyana Faria Rangel Gomes






METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS.























Campos dos Goytacazes
2012
Patrícia Maciel Ribeiro Paravidino
Pollyana Faria Rangel GomesMETODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS.






Artigo Científico apresentado ao curso de graduação em Pedagogia à Universidade Salgado de Oliveira de Campos dos Goytacazes, como requisito parcial para obtenção de grau de Licenciatura.


Profª. M.S. orientadora: Crisolícia Regina Pizani Boldes
Mestre em Planejamento Regional e Gestão de CidadesProf.ª Coorientadora: Regina Célia Arêas Manhães
Pós- graduada em Planejamento Educacional.










Campos dos Goytacazes
2012
RESUMO


O decorrente estudo surge da necessidade de informações sobre quais metodologias devem ser aplicadas por profissionais da educação em consonância com a família, no caso de crianças portadoras de autismo, sendo definido como um transtorno globaldo desenvolvimento, comprometendo o indivíduo na sua comunicação, interação social e na elaboração de atividades, das mais simples as mais complexas. Os autistas criam formas próprias de relacionamento com o mundo exterior, isolando-se de tudo. Alguns aspectos e comportamentos autísticos são abordados para que profissionais da educação em conjunto com uma equipe multiprofissional, façam um préviodiagnóstico e consigam trabalhar de forma a amenizar o problema. Dentre os autores pesquisados, Eugênio Cunha identifica métodos específicos utilizados para trabalhar a autonomia e aprendizagem desses indivíduos no ambiente escolar e familiar. O educador precisa aprender a lidar com a realidade do mundo da criança autista e atrair para educar, tendo a preocupação em desenvolver a capacidade deconcentração da mesma. É preciso ser perseverante para conduzir e ensinar a forma adequada de expressar sentimento e desejos, redirecionando a atenção para atividades e não para reações de comportamento.

Palavras-chave: Autista. Metodologias de ensino. Diagnóstico. Ação Pedagógica.


Introdução
Desde o primeiro instante de vida do ser humano surge a necessidade de interação com o mundo. Logono útero, estabelecem-se formas de comunicação únicas entre a mãe e o filho. Os primeiros sons, os primeiros gestos, as primeiras palavras, os primeiros rabiscos, os primeiros silêncios. Tudo é comunicação.
Porém, existem crianças que desenvolvem formas de comunicação com o exterior, completamente ininteligível. São indivíduos que não brincam, não se relacionam com as outras pessoas, revelandoinabilidade para comunicar-se e exprimir suas emoções, não se aventuram na descoberta do mundo ao seu redor, preferindo isolar-se. Neste caso, pode-se estar diante de um caso de autismo infantil.
O autismo é definido como um transtorno do desenvolvimento que se manifesta, geralmente, antes dos três anos de idade, comprometendo todo o desenvolvimento psiconeurológico, afetando a comunicação,interação social e o comportamento da criança.
A escola tem importante papel na investigação diagnóstica, sendo o primeiro lugar de interação social da criança separada de seus familiares, ambiente onde a criança vai ter maior dificuldade em se adaptar-se às regras sociais, tarefa considerada muito difícil para o autista.
A interação da escola e família, neste contexto, constitui elemento de sumaimportância para o desenvolvimento da criança autista, com currículos de atividades direcionadas para a singularidade do aspecto autístico, executando rotinas específicas para ambos os ambientes.
Entretanto, a escola e família precisam ser concordes nas ações e nas intervenções na aprendizagem, principalmente, porque há grande suporte na educação comportamental. Isso significa dizer que a maneira...
tracking img