Manufatura enxuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manufatura Enxuta: uma revisão que classifica e analisa os trabalhos apontando perspectivas de pesquisas futuras

Lean Manufacturing: a literature review which classifies and analyses papers indicating new researchs areas

RESUMO
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica (82 artigos) sobre a Manufatura Enxuta (ME), revisão esta não encontrada até agora na literatura de Gestão daProdução. A partir de tal revisão propôs-se um sistema de classificação para a ME baseada em 4 parâmetros: metodologia, abrangência, princípios e capacitadores, a qual serviu para classificar e estruturar os artigos da revisão. Uma vez classificada e estruturada, a revisão bibliográfica sobre ME serviu de base para uma ampla análise do tema. Essa análise se baseou em dois pontos fundamentais: i) umestudo quantitativo das metodologias, abrangências, princípios e capacitadores utilizados nos trabalhos e ii) um estudo qualitativo dos principais assuntos e objetivos alcançados por esses trabalhos. As principais contribuições deste trabalho são: servir de base para um maior conhecimento da literatura existente atualmente sobre ME e propor sugestões de pesquisas futuras na área.
Palavras-chave:Manufatura Enxuta, revisão.
________________________________________
ABSTRACT
This work reviews the literature on Lean Manufacturing (LM). Until now, there was no complete literature review regarding this subject in the Operations Management literature. Based on this literature review it is proposed a LM classification system based on 4 main characteristics: methodology, comprehension,principles and enablers. The system is used to classify and to organize the papers. After that a general analyses of LM is performed. The LM analyses is based on 2 main points: i) a quantitative study of the methodology, comprehension, principles and enablers within LM papers; ii) a qualitative study regarding the main subjects and goals accomplished by the papers. The main contributions of this work areto contribute for mental clarification, communication and discovering new fields for research on LM.
Key words: Lean Manufacturing, review.
________________________________________


1. Introdução
O presente trabalho trata do tema Manufatura Enxuta, também conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP), o qual teve início na década de 1950, no Japão, mais especificamente na Toyota. Deacordo com Womack et al. (1992), foram Eiiji Toyoda e Taiichi Ohno, da Toyota, que perceberam que a manufatura em massa não funcionaria no Japão e, então, adotaram uma nova abordagem para a produção, a qual objetivava a eliminação de desperdícios. Para conseguir esse objetivo, técnicas como produção em pequenos lotes, redução de set up, redução de estoques, alto foco na qualidade, dentre outras,eram utilizadas. Essa nova abordagem passou a ser conhecida como Sistema Toyota de Produção. Apesar do STP muitas vezes ser entendido como algo novo, na verdade, muitos de seus princípios são trabalhos de pioneiros como Deming, Taylor e Skinner (James-Moore & Gibbons, 1997). O STP foi popularizado no ocidente por Womack et al. (1992). Esses autores denominam o STP de Manufatura Enxuta.
Atualmentecoexistem várias definições para a Manufatura Enxuta (ME). Womack & Jones (1998), por exemplo, definem ME como uma abordagem que busca uma forma melhor de organizar e gerenciar os relacionamentos de uma empresa com seus clientes, cadeia de fornecedores, desenvolvimento de produtos e operações de produção, segundo a qual é possível fazer cada vez mais com menos (menos equipamento, menos esforçohumano, menos tempo, etc.). Segundo Shah & Ward (2003), a abordagem da ME engloba ampla variedade de práticas gerenciais, incluindo just in time, sistemas de qualidade, manufatura celular, entre outros. Ainda de acordo com esse autor, o ponto fundamental da ME é que essas práticas devem trabalhar de maneira sinérgica para criar um sistema de alta qualidade que fabrica produtos no ritmo que o...
tracking img