Manufatura enxuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 88 (21789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HUGO SANTIAGO BARROS

Utilização de ferramentas da manufatura enxuta na melhoria dos resultados da GM Powertrain de São José dos Campos

Trabalho de curso do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

São Paulo 2005

ii

HUGO SANTIAGO BARROS

Utilização de ferramentas da manufatura enxuta na melhoria dos resultados da GMPowertrain de São José dos Campos

Trabalho de curso do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Amauri Hassui

São Paulo 2005

iii

FICHA CATALOGRÁFICA

Barros, Hugo Santiago Utilização de ferramentas da manufatura enxuta na melhoria dos resultados da GM Powertrain de São José dos Campos / H.S.Barros. -- São Paulo, 2005. 101p. Trabalho de curso (Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 1.Manufatura enxuta 2.Just-in-time 3.Kanban I.Universidade de São Paulo. Escola Politécnica II.t.

iv

À minha esposa Viviane pelo incentivo nos momentos em que mais precisei.

E à minha filha Laura para tentar compensar a minha ausênciadurante a elaboração deste trabalho.

v

AGRADECIMENTOS

Ao Sr. Emerson Brescancini que me ensinou e incentivou a aprender, a ir em busca de novos conhecimentos e que tornou este curso possível.

À GM Powertrain, que me permitiu ingressar neste curso e que me abriu as portas para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Ao Prof. Dr. Amauri Hassui por sua generosa contribuição naestruturação desta dissertação de mestrado. Ao meu amigo Júlio César S. Rosa pela sua incansável ajuda. Você realmente fez a diferença. Em especial à minha mãe, Maria Suelena Santiago Barros, que me ajudou bastante nos momentos difíceis durante a fase final deste trabalho.

vi

RESUMO A indústria automobilística mundial tem passado por reformas em técnicas e métodos que possibilitaram um melhordesempenho neste setor, como, por exemplo, nas indústrias japonesas (a Toyota é o exemplo mais citado na literatura). O conceito de manufatura enxuta (lean manufacturing) será explorado neste trabalho, bem como sua importância na indústria automobilística. O sistema enxuto envolve não somente a atividade de manufatura, mas relaciona-se com a distribuição e vendas, com o desenvolvimento de produtos,com fornecedores, etc. São apresentadas análises do comportamento do mercado automobilístico no Brasil nos últimos anos, enfatizando-se que a concorrência hoje neste campo é acirrada. Novas montadoras estabeleceram-se no Brasil a partir de 1998. Há necessidade de “acordar” a indústria brasileira para a necessidade de grandes mudanças em suas práticas e desempenho para sobrevivência neste mercadocompetitivo. Não é intenção deste trabalho abordar o grupo GM de forma global para propor soluções de âmbito geral, mas sim, propor o uso de ferramentas da manufatura enxuta, através do sistema just-in-time no setor de manufatura de motores família I, compreendendo as linhas de montagem e de usinagem de componentes na planta da GM Powertrain de São José dos Campos. Este trabalho é uma conclusão deanálises de campo de vários períodos neste setor e propõe mudanças locais, sem no entanto perder o enfoque na necessidade de treinamento de funcionários, nos diversos escalões da GM Powertrain, para que a importância da manufatura enxuta seja compreendida e, em decorrência, implementada em diversos níveis e setores, para que a empresa faça frente à competitividade do mercado.

vii

ABSTRACTThe world automotive industry has been changed some methods that enable to improve the performance in this business area, as an example, the Japanese industry (Toyota is the reference on this issues). The concept and importance of lean manufacturing inside the automotive industry will be explored in this article. The concept of lean system is not only related on manufacturing area, but related...
tracking img