Ginastica localizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CÉLULAS

Sumário
Introdução1
Citologia1
Componentes químicos da célula1
Membrana Celular 2
Núcleo celular 2
Estrutura do núcleo3
Organização dos cromossomos3
Importância dos ácidos nucléicos4
Código genético4
Biossíntese de proteína4
Tipos de RNA;4
Célula Animal5
Estruturas características da célula animal: 5
Vacúolos;6
Retículos;6
Hialoplasma7
Centríolos7
Complexode Golg;7
Ribossomos;7
Mitocôndrias9
Célula Vegetal;9
Estruturas características da célula vegetal: 9
Vacúolos; 9
Cloroplastos;10
Cromoplastos10
Leucoplastos;10
Substâncias ergásticas10
Divisão Celular10
Mitose e Meiose11
Ciclo celular11
Fases do Ciclo Celular;11
Regulação do ciclo celular;11
O crescimento celular; 12
Mitose12
Definição:12
Ciclo Celular12
Fases da Mitose:13Prófase;13
Anáfase;13
Utilização da mitose pelo homem 13
Meiose 14
Etapas da meiose:14
Meiose I14
Prófase I14
Leptóteno14
Zigóteno15
Diplóteno 15
Diacinese15
Metáfase I15
Anáfase I15
Metáfase I15
Meiose II15
Prófase II15
Metáfase II16
Anáfase II16
Telófase II16
Célula
Introdução

A célula foi descoberta em 1655 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou otermo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça tecido vegetal morto observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.
Células - rins,pele e fígado (30 µm em média); hemácias (entre 5 µm e 7µm). Óvulo 0,1 mm).As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado. As unidades de medida são o macrômetro (µm), o nanômetro (nm) e o angstron (Å).
As células animais são compostas de três partesfundamentais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é o envoltório das células. No interior das células, existe o citoplasma, que é composto por várias estruturas vivas organelas (retículo endoplasmático liso e rugoso, ribossomos, mitocôndrias, complexo de Golgi, lisossomos, centríolos e vacúolos) e por um líquido gelatinoso chamado hialoplasma. No centro da célula, encontra-se onúcleo, que é separado do citoplasma por uma membrana, a carioteca. Nele estão o suco nuclear, o nucléolo e os cromossomos. Esses últimos possuem os genes, que determinam os caracteres hereditários.

Citologia

O termo célula (do grego kytos = cela; do latim cella = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição dacortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porém, só foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nascélulas.

Componentes químicos da célula

Água - 70% do volume celular é composto por água, que dissolve e transporta materiais na célula e participa de inúmeras reações bioquímicas.
Sais minerais - São reguladores químicos.
Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose);polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.
Lipídios- Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e...
tracking img