Ginastica localizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Londrina
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PRINCIPIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA 4
2.2 PARTES QUE COMPÕEM A AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA 5
2.3 GASTO ENERGÉTICO NA GINÁSTICA LOCALIZADA 6
2.4 GINÁSTICA LOCALIZADA X MUSCULAÇÃO 6
2.5 BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA 7
2.6 DESENVOLVIMENTO DA AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA 7
2.6.1 Descrição dos Exercícios 8

3 CONCLUSÃO12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO
A proposta deste estudo é desenvolver o conhecimento dos acadêmicos da área de Educação Física – Bacharel relacionado à disciplina Atividade Física em Academias sobre o programa de exercícios físicos trabalhados em academias, mais especificamente a Ginástica Localizada. Discutidos todos os assuntos relacionados, como origem, princípios, benefícios que os alunosobtêm ao aderirem ao programa, o perfil do aluno que pode ou não realizar/participar da aula de Ginástica Localizada. Também será desenvolvida uma aula com objetivos específicos e com descrição dos movimentos realizados para que em seguida seja realizada uma aula expositiva com duração no mínimo de 20 minutos e no máximo de 30 minutos com acompanhamento musical e com ou sem a utilização derecursos matérias.

DESENVOLVIMENTO
A Ginástica Localizada, atualmente, é muito difundida no Brasil. Segundo relatos teve a sua origem na Ginástica de Academia (1930) no estado do Rio de Janeiro, a primeira academia a beneficiar do programa de ginástica localizada encontrava-se na Rua Duvivier (Copacabana), sobre a direção do professor Gretch Hillefeld, fundamentando se no método de GinásticaAnalítica, com adaptações para população brasileira. Ao decorrer dos anos os métodos da Ginástica Localizada sofreram influencias de origens estrangeiras, até ser o que é praticado na atualidade. Alguns exemplos das influencias no programa são a Calistenia, Ginástica Aeróbica (alto e baixo impacto) e Step Training. A Ginástica Localizada atual encontra a sua base na musculação. Existem vários fatores queaumentam a correlação entre esses dois tipos de exercício físico, como a cinesiológia, anatomia e a melhora do desempenho.
A Ginástica Localizada é uma das atividades mais solicitadas em academias, principalmente por grupos de jovens adultos, devido que este mantém, desenvolve, melhora a força e resistência do músculo ou de determinados músculos. As sessões das aulas de Ginástica Localizada sãoessencialmente estruturadas em séries de exercícios com números elevados de repetições para cada segmento muscular ou articular, tendo a finalidade de aprimorar: tônus muscular, as capacidades aeróbia, anaeróbia e a flexibilidade, ou seja, o condicionamento físico como um todo.
principios da Ginástica Localizada
A Ginástica Localizada como qualquer outro tipo de exercício físico possui algunsprincípios que são fundamentais para a progressão pedagógica da aula, sendo estes: objetivo, organização das séries, número de grupos musculares, números de subsérie, especificidade do movimento e o principio de sobrecarga. Para que o profissional da academia atinja os objetivos da aula, estes precisam prestar atenção nas seguintes variáveis: grupamentos musculares que serão solicitados durante osexercícios físicos, qualidades físicas empregas na Ginástica Localizada, como resistência muscular localizada, resistência ao lactato, aumento da capacidade cardiorrespiratória, força muscular, hipertrofia e flexibilidade. Os materiais utilizados, como halteres, barras com anilhas, caneleiras, elásticos, steps, barras fixas ou paralelas e colchonetes, ritmo dos exercícios físicos determinados pelobatimento musical (BMP musical).
O conhecimento que o profissional da academia necessita para saber organizar a serie é se o número de séries ou subseries esta de acordo com que se pretende trabalhar, exemplo: se o objetivo é trabalhar com uma série de força, este deverá conter poucas repetições com maior carga, se por outro lado, pretende trabalhar com uma série de resistência, este utiliza...
tracking img