Skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Walden Two - Uma sociedade do Futuro


Aos 41 anos, Skinner sofria de depressão. Para aliviar sua crise pessoal, resolveu retomar sua identidade de escritor e assim explorar em sua obra tudo o quedefendia , além de descrever grande parte de sua vida. Skinner retratou em seu romance, Walden Two (1948), uma sociedade rural baseada em um comportamento controlado por reforços positivos esuposições a respeito da semelhança entre o homem e a máquina. Ele acreditava e convencia vários psicólogos behavioristas de que o comportamento humano pode ser modificado através dos conhecimentos dascondições ambientais e uso do reforço positivo.


A Modificação de Comportamento


A mudança de comportamento que Skinner defendia, consiste em estimular os seres humanos a terem um bom e desejadocomportamento através de recompensa e reforço positivo, permitindo aos poucos que os os comportamentos indesejados não aconteçam e que os desejados se repitem cada vez mais. Essa modificação pode ocorrer emvários ambientes que sejam internos como hospitais, escolas, fábricas e prisões. Um bom exemplo dessa mudança é o fato de que uma criança quando recompensanda por se comportar socialmente bem e nãopor choros ou gritos, ao longo do tempo o comportamento da criança acaba mudando, pois elas não conseguirão mais nada se comportando inadequadamente. Skinner acreditava também que a punição não fazparte do programa de modificação de comportamento. Segundo ele, as pessoas não devem ser punidas e sim reforçadas quando mudarem para um comportamento positivo. A idéia de que o reforço positivo é maiseficaz do que a punição é comprovada por várias pesquisas com animais e seres humanos.


Críticas


Skinner era ousado em suas afirmações sobre questões econômicas, sociais, políticas e religiosasda época sendo essas o alvo das críticas. Skinner afirmava que o comportamento ocidental podia ser fortalecido através do uso da análise experimental do comportamento. As maiores críticas foram...
tracking img