Lixo urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA 1

Ana Silvia Montrezol Antunes

O LIXO URBANO
Publicidade & Propaganda 1ª A Noturno 2010

Participantes:
André Vieira
Jaqueline Maciel
Maicon Andrey
Priscila Gomes
Priscila Lima

Os impactos ambientais, formas de recolhimento e contaminação, características e tipos de lixo e a possível solução deste problema.

Introdução
O que devemosfazer com milhares de toneladas de lixo que nós, moradores das grandes cidades, colocamos diariamente na porta de nossas casas? Pois é, encontrar uma resposta para essa questão seria achar a solução de um dos maiores problemas urbanos.
. O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Seus resíduos poluem o solo, águas e claro, transmitem doenças. E ainda, quando queimado, processo deincineração para eliminar quantidades, o lixo emite CO2, que faz aumentar o aquecimento global.
É claro que o problema do lixo não é só nas grandes cidades, como enfatizamos, mas é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações publicas.
Por conta disso que escolhermos o tema “Lixo Urbano”.

O lixo urbano
Suas formas de recolhimento e contaminação

Lixões e aterrossanitários, normalmente localizados na periferia, recebem o lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem terrenos abandonados ou a própria rua para esse fim. Quase sempre, é nos países subdesenvolvidos que isso acontece. As falhas do sistema de coleta de lixo só vêm agravar a situação.
Os aterros sanitários são locais onde o lixo é enterrado. Nos lixões, ele fica depositado a céu aberto.Essa forma de recolhimento do lixo traz grandes problemas para os habitantes da cidade, como a proliferação de insetos (moscas, insetos) e ratos transmissores de doenças.
Os lixões atraem pessoas menos favorecidas que procuram nele alguns objetos e alimentos que possam aproveitar. Essas pessoas estão sujeitas a contaminação, não só por mexer no lixo, como pela utilização do que nele foiencontrado.
O lixo pode contaminar também o solo e as águas (subterrâneas, rios, lagos...). A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um liquido fedido e ácido chamado chorume, que polui os solos e as águas.
Alem do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão localizados. O chorume e os restos sólidosdo lixo afetam a saúde da população em volta, geralmente por pessoas de baixa renda.

Tipos de lixo:
Nem todos os lixos são iguais. Tentamos analisar os impactos que cada tipo causa no meio ambiente. Os gerados na residência, industriais, hospitais e usinas nucleares.
* Lixo domiciliar > Contem produtos variados, conforme o poder aquisitivo e o grau de consumo dos moradores locais.Caracterizados como:
Orgânicos – restos de alimentos cozidos ou não (casca de frutas, verduras, etc.).
Inorgânicos - papéis, vidros, latas, alumínio, embalagens descartáveis, plásticos, etc.
No lixo domiciliar podemos encontrar produtos que afetam gravemente a saúde humana, como material de limpeza, tintas, baterias de telefone celular, pilhas, etc., que precisam receber tratamento especial.

*Lixo industrial > Formado por resíduos de atividades industriais, esse tipo de lixo é responsável por muitos impactos ambientais. Como:
Produtos químicos, ácidos, mercúrio, chumbo, buteno, benzeno, cloro, agrotóxicos, drogas, tetraciclinas, etc.

* Lixo hospitalar > Formados por resíduos de hospitais: seringas descartáveis, ampolas, curativos, material cirúrgico, etc. podemosconsiderar nessa categoria resíduos sólidos de clinicas de radioterapia, radiologia, quimioterapia e medicina nuclear.

* Lixo público > Considera-se aqueles que vêm da limpeza das ruas. Como: Carros, pneus, cadeiras, brinquedos, galhos de arvores, bituca de cigarro, restos de feira livre, etc.

* Lixo atômico > formado por resíduos de usinas nucleares.

Possíveis soluções para o...
tracking img