Lixo urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lixo  além de ser um problema ambiental no Brasil também pode ser considerado um problema econômico (gastos para remoção de 240 toneladas diárias). Um simples ato de jogar um papel na rua acarretaa contratação de milhares de garis, produção de milhões de quilos de lixo e riscos a saúde humana.
Algumas cidades estão adotando fornos de incineração de lixo, permitindo reduzir o volume dessematerial. Porém a poluição do ar que essa queima do material gera. Outra forma de tratar o lixo é criar aterros sanitários, que diminuem o contato urbano com o lixo. Nos aterros o lixo é lançado no soloe compactado através de tratores (pode gerar problemas de contaminação do solo e lençóis freáticos).
O lixo urbano parece ser um problema sem solução. Toda a forma de tratamento atuais geram algumoutro problema. Os aterros apesar das vantagens de desvantagens apresentadas são caros. A melhor forma de auxiliar com o lixo é a diminuição do mesmo.
Apesar das inúmeras tecnologiasdiferentes desenvolvidas para processar o lixo, a melhor saída (mais econômica) parece estar ligada a mudança de comportamento das pessoas.
A coleta do lixo deve ocorrer de acordo com a sua classificação, pois ostratamentos finais desses resíduos são diferentes. O lixo hospitalar, por exemplo, tem que ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave. Porém, não é o que acontece na maioriadas cidades.
A falta de estrutura e empenho dos políticos em solucionar o problema do lixo tem como consequência a existência de lixões a céu aberto em várias cidades. O destino adequado para o lixourbano é o aterro sanitário, construído em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração dos resíduos, noentanto, esse método é muito caro, sendo inviável em muitos casos.
O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s:...
tracking img