Lixos urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lixos Urbanos

Introdução
Os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação socioeconômica, das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras:
* Matéria orgânica: Restos de comida,da sua preparação e limpeza
* Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens
* Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, boiões e outras embalagens
* Vidro: Garrafas, frascos, copos
* Metais: Latas
* Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esseprocesso tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.
O lixo é também um problemasocioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros. 

Origens
As origens do lixo urbano são as mais distintas, e ele é classificado em:
*Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc.
* Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.
* Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.
* Lixo tecnológico: computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral.

Coleta
A coleta do lixo deve ocorrer deacordo com a sua classificação, pois os tratamentos finais desses resíduos são diferentes. O lixo hospitalar, por exemplo, tem que ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave. Porém, não é o que acontece na maioria das cidades.
A coleta seletiva do lixo é uma prática fácil e que contribui bastante para a redução do lixo destinado aos aterros. Outra solução para o lixoé a reciclagem, uma forma de colaborar com o meio ambiente e obter dinheiro. 
No Brasil, aproximadamente 80% das latinhas de alumínio são recicladas, contribuindo para a redução de utilização da bauxita, que é a matéria prima necessária para se obter as latas de alumínio. Mas a principal atitude a ser tomada é a redução do consumismo e do desperdício.

Destino
O destino adequado para o lixourbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração, que também deve contar sistemas de tratamento para os gases liberados. Mas o processo de incineração e a implantação de aterros sanitários (espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana.) para o tratamento de grandes quantidade de lixo sãocaros, por isso é necessário que haja a conscientização da população, de forma que produza menos lixo, o que pode ocorrer através de ações como a coleta seletiva e a reciclagem.
Na maioria das vezes, o destino do lixo não é esse, sendo feitos lixões a céu aberto. O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais esubterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como a diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.
Existem também alguns tipos de resíduos diferentes dos comumente encontrados e que são denominados tóxicos. Estes necessitam de um destino especial para que não contaminem o ambiente e os seres que nele habitam, como aerossóis vazios, pilhas, baterias,...
tracking img