O lixo urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O LIXO URBANO E A COLETA DE LIXO NO MUNICIPIO DE BRASILÉIA-AC

RESUMO
O objetivo dessa pesquisa visa elucidar a importância da coleta do lixo de modo adequado por parte dos órgãos responsáveis, trazendo inúmeros benefícios para a população. Aqui iremos ressaltar o quanto é fundamental que a comunidade contribua na coleta de lixo, acondicionando o lixo em locais adequados para facilitar acoleta de lixo urbana. Atualmente, a geração de resíduos sólidos apresenta-se como um problema de graves proporções por causa da grande quantidade produzida diariamente e da potencialidade do lixo em se transformar em foco de doenças, de contaminação do solo, do ar e das águas. O presente trabalho procura também elucidar os impactos ambientais que o volume de lixo urbano produzido pela população domunicípio de Brasiléia – Acre causa no meio urbano e seus adjacentes, além das implicações na vida social da população brasileense do Estado do Acre.

Palavras-Chave: lixo; reciclagem; resíduos sólidos.

* Bacharel em Ciências Contábeis
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Pós-Graduando em Gestão Pública
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
E-mail: luizmor3@hotmail.comABSTRACT
The goal of this research is to elucidate the importance of garbage collection in an appropriate manner by the responsible agencies, bringing many benefits to the population. Here we highlight how much is essential that the community contributes in garbage collection, packing trash in appropriate locations to facilitate urban garbage collection. Currently, solid waste generation ispresented as a problem of serious proportions because of the large amount produced daily and the potential of waste, to become a focus of disease, contamination of soil, air and water. This work also seeks to elucidate the environmental impacts that the volume of waste produced by urban population of the city of Acre Brasiléia-issue in urban areas and their surrounding counties, and theimplications on social life of the population brasileense of Acre.

Keywords: garbage, recycling solid waste.

INTRODUÇÃO

Abordando a temática o lixo urbano e o aterro sanitário (lixão) na cidade de Brasiléia - Acre procura-se cada vez mais a compreensão sobre a dinâmica dos resíduos e impactos ambientais oriundos da produção de lixo urbano da população da cidade de Brasiléia e seus adjacentes.
Empesquisa de campo verificou-se que a população de Brasiléia ainda não tem uma definição e conscientização sobre a temática relacionada ao meio ambiente limpo, constatou-se também que o comercio é um potencial poluidor por descartar vários tipos de material em lugares inadequados; Percebe-se que não existe preocupação legitima em acondicionar o lixo em recipiente adequado, assim como asresidências, seus moradores compartilham a mesma omissão, vale ressaltar que a prefeitura que e o órgão com maior responsabilidade de gerenciar esse tema teriam que trabalhar mais e melhor essa questão como, disponibilizando mais recipientes nas ruas para deposito do lixo e junto à população informando os pontos de recebimento dos resíduos, os horários que os veículos coletores estarão passando paratransportar esses resíduos ate o lixão de Brasiléia; No lixão percebe-se que será necessário que seja construída uma estrutura para receber quantidades cada dia maiores de lixo que não são selecionados, quando o veiculo chega conduzindo os resíduos serão despejados nas margens das estreitas trilhas que as maquinas construíram na área esses resíduos ficam espalhados a céu aberto também existem moradores noentorno da área do lixão que correm risco a sua saúde, por consumirem água de igarapés vizinhos do lixão que podem estarem contaminados e também o mau cheiro muito forte juntamente com muitos vetores de doenças; Acreditando que a grande razão desse projeto, seja, para conscientizar a população, chamar a atenção da prefeitura, dos gestores municipais e políticos em geral para um grande esforço...
tracking img