Garyana

1517 palavras 7 páginas
RELAÇÃO DE TRABALHO E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA SGO EM VIANA

Garcia Miguel (Universidade Jean Piaget de Angola) garmy_65@hotmail.com.

0. Problemática.

O espaço laboral não é somente um lugar onde os indivíduos produzem bens e serviços, mas também reflecte um ambiente onde as pessoas, enquanto actores sociais desenvolvem relações sociais que podem ser consideradas de atracão ou repulsão. A forma como os indivíduos se relacionam pode determinar a produtividade.
Já o clássico pensador das ciências sociais, karl Marx entendia «que as relações sociais que os homens estabelecem entre si, e que constituem a sua existência social, decorrem das forças produtivas e dos modos de apropriação dos meios de produção »
[ apud, Maia 2002:318].

A linha de pensamento marxista afirma que as relações sociais no interior de uma unidade económica , são pontecialmente relações de conflito, uma vez que os diferentes actores possuem interesses opostos, como assevera Rocher[ 1989:143] ao interpretar Marx: «As relações de produção, cujo conjunto constitui a estrutura económica duma sociedade, são por natureza própria relações extraordinárias ou de conflitos entre grupos que tem interesses opostos. Esta relações de conflito cristalizam –se e exprimem-se nas relações e nos conflitos de classe, “na luta de classes” , consequência inevitável das relações de propriedade»

As empresas, sociologicamente, são entendidas como grupos secundários onde predominam relações impessoais, numa lógica utilitária. Contudo os indivíduos que labutam numa determinada instituição desenvolvem laços e relacionamentos que se enquadram numa lógica das relações primárias capazes influenciar a produtividade de uma empresa como confirmaram os estudos feitos por Elto Mayo.[ Gallino, 2005:537].

Uma empresa também é lugar onde as pessoas transmitem conhecimentos, saberes e experiências, constituindo assim para muitos

Relacionados