Libia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Libía

Da década de 1970 em diante, a Líbia apareceu freqüentemente nos noticiários internacionais por causa das atitudes de seu chefe de estado, Muammar al Kadhafi, acusado de apoiar o terrorismo. País muçulmano em que várias culturas mediterrâneas deixaram marca, a Líbia tem a maior parte de seu território desértico, mas sobre lençóis petrolíferos.

A República Árabe Líbia Popular eSocialista é um grande país do centro-norte da África, com uma superfície de 1.757.000km2. Limita-se a leste com o Egito, ao sul com o Níger, o Tchad e o Sudão, e a oeste com a Tunísia e a Argélia. Ao norte confina com o Mediterrâneo, diante dos litorais italiano e grego.

Geografia física

O território líbio constitui-se de planaltos de 200 a 600m de altura, que fazem do país o mais elevado do norteda África. Suas terras integram o Saara, exceto na zona costeira, onde se diferenciam claramente duas regiões: Tripolitânia e Cirenaica, respectivamente a oeste e a leste do golfo da Grande Sirte, que são as únicas áreas férteis do país além de alguns oásis. A paisagem típica da Líbia mostra grandes extensões de areia, com pontos montanhosos que surgem ocasionalmente. Na árida região de Fezã, asdunas atingem centenas de metros de altura. O pico mais alto, o Bete (2.286m), encontra-se ao sul, nos montes Tibesti.

O clima é desértico, embora a influência do Mediterrâneo suavize as temperaturas, que vão de 11 a 28o C na costa e de 18 a 38o C no interior. As precipitações, em geral escassas, alcançam de 400 a 500mm no norte, contra os 25mm do deserto da Líbia. A escassez de cursos fluviaispermanentes se compensa pela existência de extensos depósitos de água subterrânea e diversos oásis.

O rigor das condições naturais torna também muito escassa a vida vegetal: as plantas, em geral de vida curta, crescem quando chove e definham com rapidez. A fauna, típica dos desertos africanos, compõe-se de roedores, raposas, chacais, hienas, gazelas, gatos selvagens, águias e abutres.População

Os líbios são predominantemente berberes e a maior parte deles adotou a cultura árabe. Alguns grupos minoritários conservam a língua berbere, mesmo sendo o árabe a língua oficial. Outras minorias étnicas são as de negros, judeus e grupos reduzidos de italianos e gregos, cujo número decresceu a partir do fim da década de 1960. Nos oásis do sudoeste habitam pequenos grupos de tuaregues, quedeixaram para trás sua tradicional vida nômade.

Três quartos da população urbana vivem em Trípoli, a capital, e em Bengazi (Banghazi), que também sedia importantes funções administrativas. A faixa costeira mediterrânea é a zona de maior concentração de habitantes. Na última década do século XX, a densidade populacional mal chegava aos dois habitantes por quilômetro quadrado, em virtude dasenormes extensões desérticas.

A taxa de natalidade é alta e a de mortalidade relativamente reduzida, o que resulta em crescimento demográfico elevado. O censo registra população masculina relativamente mais numerosa, em virtude do costume de não registrar, às vezes, os nascimentos femininos.

Economia

A Líbia é uma república socialista. O governo controla e planifica a economia,fundamentalmente baseada na extração e exportação de petróleo e gás natural, setor responsável por mais da metade do produto interno bruto. O país é pobre em recursos agrícolas; a produção do setor não chega a três por cento do produto interno bruto. Cultivam-se principalmente tomate, trigo, batata e azeitona na faixa costeira e tâmaras, nos oásis. Os rebanhos compõem-se sobretudo de ovelhas, cabras e vacaspara leite e carne, assim como camelos e cavalos, usados como meios de transporte. Na pesca, explorada principalmente por gregos, italianos e malteses, predomina o atum.

A infra-estrutura necessária para a exploração dos recursos minerais foi implantada, a partir do fim da década de 1950, pelas multinacionais do petróleo, que exploraram os poços mediante concessões até serem nacionalizadas, em...
tracking img