Libia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

I – Introdução.......................................................................................4
II Capítulo 1 ( País em Crise) ..............................................................5
III Capítulo 2 (Governo da Líbia usa avião para atacar manifestantes) ...............................................................................................................6
IVCapítulo 3 (Al-Qaeda e Bin Laden)................................................8
V Conclusão.......................................................................................13
VI Bibliografia....................................................................................14










Introdução
Nesta semana, pudemos observar que o foco da mídia está, na sua maiorparte, nas crises políticas que estão acontecendo no Oriente Médio. Mas o que é está acontecendo lá de tão importante? Por que o mundo voltou seus olhos à Líbia?
O que está acontecendo é que os cidadãos da Líbia estão querendo tirar o ditador Muammar al-Gaddafi (encontrei também outros nomes que ele é chamado, aqui estão alguns deles: Kadafi; Khadafi; Kadhafi; Ggadafi; Gaddafi ou até mesmo معمرالقذافي) do poder, onde está
há mais de 1969, o que o tornou o chefe de Estado mais antigo de um
País árabe.
Num país onde manifestações de dissidência raramente são toleradas, o protesto vem sendo organizado por ativistas anônimos por meio de redes sociais como Facebook e Twitter. Em alguns pontos do país, os serviços telefônicos estão cortados.
Manifestantes favoráveis a Gaddafi tambémforam às ruas, para se contrapor aos protestos oposicionistas.
O que está acontecendo é uma situação caótica, quase um guerra civil, onde temos, de um lado, a população, que quer tirar Gaddafi do poder, de todos os meios possíveis; do outro, temos o Ditador, manifestantes favoráveis à sua política e o exército (pelo menos a maior parte dele).







Capítulo I
País em Crise
Gaddafiestá no poder da Líbia desde 1969, o que o tornou o chefe de Estado mais antigo de um país árabe. Na Líbia, o golpe militar que levou o coronel ao poder é chamado de revolução. Não havia sinais de protestos contra o governo no local.
Sem citar os distúrbios, Gaddafi declarou numa entrevista divulgada na quarta-feira que "os revolucionários" (seus partidários) irão prevalecer. "Abaixo os inimigos,abaixo em todo lugar; abaixo os fantoches em todo lugar, os fantoches estão caindo, as folhas do outono estão caindo", afirmou ele, segundo a BBC. "Os fantoches dos EUA, os fantoches do sionismo estão caindo."
Num país onde manifestações de dissidência raramente são toleradas, o protesto vem sendo organizado por ativistas anônimos por meio de redes sociais como Facebook e Twitter. Em alguns pontosdo país, os serviços telefônicos estão cortados.
Manifestantes favoráveis a Gaddafi também foram às ruas, para se contrapor aos protestos oposicionistas.
Opositores líbios convocaram nesta quinta-feira um "Dia da Ira" para protestar contra o regime e Gaddafi, apesar da repressão policial que, na véspera, tirou a vida de 4 manifestantes na cidade de al Baida, segundo os sites da oposição e Ongslíbias com sede em outros países.
Uma alta fonte do governo líbio disse também à BBC, que as autoridades "não permitirão que um grupo de pessoas saia por aí à noite brincando com a segurança da Líbia". Será que ele quis dizer brincando de “polícia e ladrão”? Acho que, no caso, seria de “ditadura e repressão”
Embora alguns líbios se queixem do desemprego, da desigualdade social e das restriçõesàs liberdades políticas, analistas acham improvável que o país tenha uma rebelião como a do Egito, porque o governo pode usar os dividendos do petróleo para aplacar a maior parte dos descontentamentos sociais.

Capítulo II
Governo da Líbia usa avião para atacar manifestantes,
Cresceu a pressão sobre o presidente da Líbia Muammar Gaddafi nesta segunda-feira (21), na medida em que a onda de...
tracking img