Linguagem java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JAVA-UMA LINGUAGEM SEMPRE ATUAL

DANILSON DAROS GAVINO

Graduando do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FATEC-Tatui- email: danilson.gavino@hotmail.com

RESUMO

A programação em Java vem crescendo a cada dia, e hoje é uma das linguagens de programação mais usadas por desenvolvedores e programadores. Através desse artigo conheceremos a história do surgimento do Java, suasprincipais aplicações e como esta o mercado de trabalho para trabalha ou esta pensando em trabalhar com essa ferramenta que tem sido a preferida dos profissionais da área de programação.

PALAVRAS-CHAVE: história. aplicações. Mercado de trabalho.

INTRODUÇÃO

Quando começou a ser projetado, na década de 90, o Java não tinha um mercado abrangente como nos dias de hoje, porém isso começou a mudarcom a popularização da internet. A plataforma Java foi adotada mais rapidamente do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação, atingindo o marca de 4 milhões de desenvolvedores por todo mundo em 2003.
Bom desempenho, qualidade e segurança são características que fazem o Java até hoje não possuir nenhum concorrente a sua altura. Muito usado na internet, possui seuambiente de execuções também presente em Web Browsers, Main Frames, SOs, celulares, Palm Tops, cartões inteligentes, entre outros.
O mercado de trabalho para profissionais de Java é muito deficitário, por isso o programador ou desenvolvedor que possui certo conhecimento, dificilmente se encontrara desempregado, pelo contrário, a oferta é muito grande e aqueles que necessitam desses profissionais é queestão preocupados, pois essa é uma jóia cada vez mais difícil de encontrar.

1. HISTÓRIA

Em 1991, teve início o “Green Project” na Sun Microsystems. Os mentores desse projeto foram Patrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling. O objetivo não era a criação de uma nova linguagem, mas antecipar e planejar a próxima onda do mundo digital. Eles acreditavam que em pouco tempo haveria umaconvergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos comumente usados pelas pessoas no seu dia a dia. No verão de 1992, eles apareceram com uma demonstração funcional da idéia inicial, protótipo *7(leia-se Star Seven), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreem. Para ele foi criado o Duke, hoje amplamente conhecido no mundo Java. A função do Duke no *7 era ser um guiavirtual ajudando e ensinando o usuário a utilizar o equipamento. O *7 tinha a habilidade de controlar diversos dispositivos e aplicações. Gosling especificou uma nova linguagem para o *7 e a batizou de Oak, que significa carvalho, em referência a uma árvore que ele observava da sua janela. Faltava agora encontrar um mercado para o *7.A equipe achava que uma boa idéia seria controlar televisões e vídeospor demanda com o equipamento.Construíram então um demonstrativo chamado Movie Wood, porém o negócio de vídeo por demanda era inviável para as empresas de TV a cabo da época.Hoje em dia essa idéia já é realidade em programas interativos e também na TV digital, permitir ao telespectador interagir com a emissora e a programação em uma grande rede de TV a cabos, porém algo muito visionário para aépoca.A idéia certa na época errada.
Isso tudo começou a mudar com o boom da internet, e rapidamente uma grande rede interativa começou a se estabelecer, o mesmo tipo de rede que a equipe do *7 estava tentando vender. E da noite para o dia não se precisava mais construir uma infra-estrutura para essa rede, pois ela já existia. Gosling teve a missão de adaptar o Oak para a internet e em janeiro de1995 foi lançada a nova versão do Oak e rebatizada com o nome JAVA. A tecnologia Java foi projetada para se mover por meio de redes e dispositivos heterogêneos, como a internet. Agora poderiam ser executadas aplicações dentro dos browsers nos applets Java e tudo seria disponibilizado pela internet instantaneamente. A dinâmica da tecnologia Java superou rapidamente o estático HTML, e o numero de...
tracking img