Linguagem java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORQUE APRENDER UMA LINGUAGEM COMERCIAL COMO JAVA?
Vander Edison Azevedo Pedroso, Diego Ferreira FACULDADE QI – PORTO ALEGRE CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
{vanderpedroso@hotmail.com, d_ferreira14@yahoo.com.br}

Resumo. Esta pesquisa tem a finalidade de nos orientar com relação aos estudos da linguagem e plataforma JAV, tornando-se um guia referencial, uma apostila, uma buscarápida de algumas dúvidas e uma leitura básica sobre o assunto.

INTRODUÇÃO
O Java constitui umas das linguagens mais utilizadas no mercado, sendo que grande parte do motivo deste sucesso corresponde ao princípio "write once, run everywhere", focando a portabilidade da linguagem. Sendo compilada em bytecodes e interpretada na JVM, a linguagem permite a construção de programas que rodem nas maisdiversas plataformas, como celulares, internet, diversos sistemas operacionais e outros, sem a necessidade (teoricamente) de se precisar fazer ajustes no código. Além disto, enxergo como grande vantagem da linguagem Java a orientação a objetos bem estruturada, com todos os conceitos da OO incorporados, como herança, interface e sobrecarga de métodos. Esta estrutura acaba obrigando osdesenvolvedores a seguirem um certo padrão, tornando o código mais legível. Os frameworks disponíveis, como Struts e Spring auxiliam ainda mais nesta tarefa, tornando a manutenabilidade mais fácil, previsível e segura. Assim, Java é mais adequado para sistemas maiores, que vão possuir um ciclo de manutenção mais longo. Com a boa estruturação da linguagem, torna-se mais fácil realizar manutenções posteriores. 1.
1.1.

ASPECTOS GERAIS DE JAVA
A Linguagem

A linguagem de programação Java foi criada em 1991 por James Gosling, ela iniciou-se como parte do projeto Green da Sun Microsystems. Inicialmente a linguagem iria chamar-se Oak (Carvalho) em referência a árvore que era visível pela janela de James Gosling. A mudança de nome ocorreu, pois já existia uma linguagem de programação com este nome,então a linguagem foi rebatizada para Java. A mudança de nome ocorreu, pois já existia uma linguagem de programação com este nome, então a linguagem foi rebatizada para Java. O termo Java é utilizado, geralmente, quando nos referimos a:  Linguagem de programação orientada a objetos;  Ambiente de desenvolvimento composto pelo compilador, interpretador, gerador de documentação e etc.;  Ambientede execução que pode ser praticamente qualquer máquina que possua Java Runtime Environment (JRE) instalado; A linguagem de programação Java é uma linguagem de alto-nível com as seguintes características:  Simples: O aprendizado da linguagem de programação Java pode ser feito em um curto período de tempo;  Orientada a objetos: Desde o início do seu desenvolvimento esta linguagem foi projetadapara ser orientada a objetos;  Familiar: A linguagem Java é muito familiar para os programadores C/C++;  Robusta: Ela foi pensada para o desenvolvimento de softwares confiáveis, provendo verificações tanto em tempo de execução quanto compilação, o coletor de lixo responsabiliza-se pela limpeza da memória quando houver necessidade;  Segura: Aplicações Java são executadas em ambiente próprio (JRE) oque inviabiliza a intrusão de código malicioso;  Portável: Programas desenvolvidos nesta linguagem podem ser executados em praticamente qualquer máquina desde que esta possua o JRE instalado;  etc.
[www.t2ti.com]

1.1.1. Orientação a Objeto
A programação Orientada a objetos (POO) é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que outrostipos de programação. Com a POO temos que aprender a pensar as coisas de uma maneira distinta, para escrever nossos programas em termos de objetos, propriedades, métodos e outras coisas que veremos rapidamente para esclarecer conceitos e dar uma pequena base que permita soltarmos um pouco com este tipo de programação.
[Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML]

1.1.2. Compilação / Interpretação...
tracking img