Lei 6404/76

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de: Instrumentação

Nome: Thamires Mendonça
N°: 26
Turma 2IS6

TERMÔMETRO DE DILATAÇÃO DE LÍQUIDO
Os termômetros de dilatação de líquido baseiam-se na lei de expansão volumétrica de um líquido com a temperatura dentro de um recipiente fechado.
A equação que rege esta relação é: Vt = Vo [1 + β1 (∆ t) + β2 (∆ t)² + β3 (∆ t)³ ] Onde:
t = temperatura do líquido em ºC
to =temperatura de referência do líquido em ºC (normalmente 0ºC)
Vo = volume do líquido à temperatura de referência
Vt = volume do líquido à temperatura t em ºC
β1, β2, e β3 = coeficiente de expansão do líquido
∆t = t - to
Teoricamente, devido aos termos de segunda e terceira ordem, esta relação não é linear. Porém, estes termos são desprezíveis e na prática consideramos esta relação como linear eutilizamos a equação a seguir: Vt = Vo (1 + β ∆ t)
Termômetro de vidro
Este termômetro consta de um bulbo de vidro ligado a um tubo capilar, também de vidro, de seção uniforme e fechada na parte superior. O bulbo e parte do capilar são preenchidos por um líquido sendo que na parte superior do capilar existe uma câmara de expansão para proteger o termômetro no caso da temperatura exceder o seulimite máximo. Sua escala é linear e normalmente fixada no tubo capilar no invólucro metálico. Nos termômetros industriais, o bulbo de vidro é protegido por um poço metálico e o tubo capilar pelo invólucro metálico.

Tipos de líquidos utilizados: Diversos líquidos tais como o mercúrio, tolueno, álcool etílico, pentano, etc., são utilizados na fabricação de termômetro de vidro. Normalmente emprega-seo mercúrio ou álcool etílico como líquido termométrico, sendo que o mercúrio é o mais utilizado. A tabela abaixo apresenta a faixa de utilização dos principais líquidos termométricos.

Para o caso do mercúrio, cuja faixa normal é de - 38 a 350ºC pode-se elevar este limite até 550ºC mediante emprego de vidro adequado e injeção de um gás inerte sob pressão, pois isto faz com que se evite avaporização do mercúrio.
Termômetro de Líquido com Capilar Metálico
Este termômetro consta de um bulbo de metal ligado a um capilar metálico e um elemento sensor. Neste caso, o líquido preenche todo o instrumento e com uma variação da temperatura se dilata deformando elasticamente o elemento sensor. A este elemento sensor é acoplado um ponteiro que pode girar livremente sobre uma escala graduada.TERMÔMETRO À DILATAÇÃO DE SÓLIDO (TERMÔMETRO BIMETÁLICO)
O termômetro bimetálico baseia-se no fenômeno da dilatação linear dos metais com a temperatura. A equação básica que rege esta relação é: Lt = Lo (1 + α ∆ t)

Onde:
t = temperatura do metal em ºC
to = temperatura de referência do metal em ºC (normalmente 0ºC)
Lo = comprimento do metal à temperatura de referência
Lt = comprimento dometal à temperatura t em ºC
α = coeficiente de dilatação linear
∆t = t - to
Baseado no fato de que dois metais diferentes modificam as suas dimensões de modo desigual ao variar a temperatura, o termômetro bimetálico consiste em duas lâminas de metal justapostas, formando uma só peça e geralmente na forma helicoidal. Uma extremidade da hélice é fixa e a outra é ligada a um ponteiro que podegirar livremente sobre uma escala circular graduada.
Tipos de Metais Utilizados: Para a construção de um termômetro bimetálico normalmente usa-se o Invar. (64%Fe-36%Ni) como metal de baixo coeficiente de dilatação e o latão como metal de alto coeficiente de dilatação, porém, para temperaturas mais elevadas, utiliza-se também o níquel como metal de alto coeficiente de dilatação térmica.
TERMÔMETROÀ PRESSÃO DE GÁS
Os termômetros à pressão de gás baseiam-se na lei de Charles e Gay-Lussac que diz: “A pressão de um gás é proporcional à temperatura, se mantivesse constante o volume do gás”.
A equação que expressa matematicamente esta lei é:
Onde:
P1; P2;... ; Pn = pressão absoluta do gás
T1; T2;... ; Tn = temperatura absoluta do gás
Sua construção é praticamente idêntica à dos...
tracking img