John dewey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOHN DEWEY



RESUMO

Este trabalho objetivou um estudo detalhado sobre John Dewey, o qual serve como referência para muitos teóricos e professores da atualidade. Defende que ao experimentar o aluno envolve-se em uma educação diferenciada do que julgamos ser a educação nos moldes tradicionais e, ao mesmo tempo vivencia o proceso educativo de forma participativa.

Palavras-chave: Filósofo;Educação; Experiência; Democracia.


1 INTRODUÇÃO
Filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças.
John Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como Pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento,as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
Com relação à Pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento físico, emocional e intelectual.


2 BIOGRAFIA DE JOHN DEWEY


John Dewey nasceu em Burlington em1859. Graduou-se em 1879, na universidade de Vermont e Doutorou-se em Filosofia no ano de 1882.


Foi professor Secundário por três anos e professor de Filosofia em Michigan em 1884. É um dos fundadores da escola filosófica chamada Pragmatismo.


Criou uma universidade exílio para acolher estudantes perseguidos de países de regime totalitário. Principais obras: Psicologia (1887);Meu credo pedagógico (1897); A escola e a criança (1898); A escola e a sociedade (1899); Experiência e Educação (1938).
Ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros, apresentou mais de 700 artigos Dewey e manteve-se comprometido na defesa de uma sociedade intencionalmente progressista. Morreu em Nova York em 1952.

3 CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO E O TRABALHO EM SALA DE AULAJohn Dewey, concebia o conhecimento e o desenvolvimento como um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para nós, é preciso transmitir, sendo favorável aos trabalhos em grupo com a finalidade de trocar ideias.
Para ele o indivíduo passa a ser significante quando considerado parte inerente da sociedade. O homem só se torna alguém quando se faz parte de umasociedade, quando ele está ligado a ela.
O conhecimento adquirido pela educação deve fazer parte integrante ao cotidiano da vida, ou seja, o elemento de ensino junto com a prática cotidiana. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche edas refeições, que eram feitos na própria classe. Ou seja, o aluno deve aprender o conhecimento científico e também o conhecimento prático. Esta ideia foi uma grande contribuição para a escola filosófica do Pragmatismo.
Pragmatismo é doutrina segundo a qual as ideias são instrumentos de ação, que só valem se produzem efeitos práticos. Para John Dewey Pragmatismo é a teoria segundo a qual averdade de uma ideia reside na sua utilidade. Em linguagem simples o pragmatismo pode ser entendido como uma maneira prática de resolver problemas, passando por cima de muitos princípios muitas vezes considerados relevantes.
Propõe a educação como vida e não preparação para a vida, pois existe ligação extrema entre a vida e a educação em um contexto de construção de experiências. (Dewey,1973).
No Brasil inspirou o movimento da escola nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.
Suas ideias proporcionaram contribuições significativas para o trabalho desenvolvido por muitos professores em sala de aula nos dias de hoje como:
- Trabalho com Projetos;
- Professor reflexivo;...
tracking img