John Dewey

Páginas: 24 (5800 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013

INTRODUÇÃO E PROBLEMÁTICA

O presente trabalho é parte do projeto de pesquisa de minha orientadora intitulado: A idéias Pedagógicas em movimento na Formação de Professores na Escola Estadual Dr. Álvaro (1930-1969): uma análise de seu acervo bibliográfico e documental. Pretende-se contribuir com a investigação a ser realizada no âmbito do estudo das idéias Pedagógicas no Brasil analisando-sea difusão de pensamento de John Dewey, em especial de sua concepção de infância e educação.
Este projeto, então, por meio da leitura dos livros publicados na coleção Atualidade Pedagógicas, da Companhia Editora Nacional, no período de 1932 a 1964, analisa a divulgação no Brasil das obras e idéias educacionais de Dewey, procurando historicizar criticamente a difusão dessas idéias no contexto dadifusão do movimento escolanovista entre os educadores brasileiros.
O período histórico delimitado tem como marco inicial o lançamento do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932) e como marco final o golpe militar de 1964. Trata-se de um período de grande difusão do ideário escolanovista no Brasil. Intelectuais brasileiros com Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedopublicavam suas obras e, concomitantemente, a Companhia Editora Nacional traduzia e publicava as principais obras internacionais que visavam difundir os ideais escolanovista. Os trabalhos de John Dewey são o foco deste estudo, já que este teve uma grande importância enquanto intelectual para a educação, em especial para o Brasil e para a América.
O filósofo John Dewey, nasceu no ano de 1859 na cidade deBurlington no Estado de Vermont, o qual se encontrava, neste período, dentro de uma região denominada Nova Inglaterra composta por seis estados dentre eles Vermont, que se localizava no extremo leste dos EUA, e contava com um grande desenvolvimento industrial, exceto Vermont que ainda se caracterizava com contrastes agrícolas aliado às atividades industriais domésticas. Isto favorecia uma oferta detrabalho a todos seus habitantes. Dewey era filho de um dono de armazém, sua família acreditava que as crianças deveriam fazer pequenas tarefas para se tornarem responsáveis, a crença religiosa de seus familiares era o protestantismo congregacionalista o qual pregava autonomia a cada comunidade, assim como a vida em solidariedade, estes foram fatores de grande influência na vida de Dewey, e queembasaram suas idéias pedagógicas, já que este viveu preceitos democráticos e igualitários em sua comunidade de origem.
Aos quinze anos de idade, Dewey ingressou na Universidade de Vermont onde cursou Fisiologia, ali se encantou pela teoria darwinista apresentada nas idéias de Huxley, e com isso, passou a desejar que o mundo fosse organizado conforme o organismo humano. Por isso, acabou sedespertando para a filosofia, e em 1882 ingressou na Universidade de Johns Hopkins na qual se inclinou para os estudos filosóficos, já com vinte e três anos. Nesta instituição entrou em contato com a filosofia de Hegel na qual encontrou elementos que completavam seus anseios na busca de uma unidade orgânica no mundo. Neste momento a nação norte-americana, é marcada pelo fim da guerra civil e odesenvolvimento da indústria e do comércio, fatores estes que tiveram grande influência no pensamento deweyano.
A partir de 1884, Dewey iniciou sua carreira profissional na Universidade de Michigan na qual permaneceu até 1894 que era marcada por um ambiente democrático, com incentivo a liberdade e a responsabilidade dos jovens diante da educação, e se integrou em um projeto em que procurava aproximar dosestudantes secundaristas, com isso propunham visitas dos professores aos colégios. Para tanto, havia um clube de professores que organizava temas sobre os mais diversos destinados a estas visitas, o que foi fundamental para que ele formasse seu pensamento, já que tinha um grande receio em relação a sua escolarização, que considerava como desinteressante e sem nenhum estímulo.
Nos dois anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John dewey
  • JOHN DEWEY
  • JOHN DEWEY
  • John dewey
  • John Dewey
  • John Dewey
  • John dewey
  • John dewey

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!