John Dewey

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
A Contribuição de John Dewey à Educação
Para se poder compreender a concepção da Educação em Dewey, deve-se partir da ideia de que a Educação é um fenómeno criado pela e para a sociedade. Dewey, sendo um educador, o seu pensamento teve muita influência na “Escola Nova”.
Para Dewey, a Educação e, em especial, a escola possui uma função de coordenar a vida mental de cada indivíduo nas diversasinfluências dentro do meio social onde o indivíduo vive. Por isso, em Dewey, a Educação ainda que seja uma função social, é uma necessidade de vida, onde a vida é renovada através da transmissão de um conhecimento de um indivíduo ao outro e isto diferencia o homem dos seres inanimados, assim, afirma Dewey que “a mais notável distinção entre os seres vivos e inanimados é que os primeiros seconservam pela renovação. Ao receber uma pancada, a pedra opõe resistência. Se a resistência for maior do que a força da pancada, ela, exteriormente, não apresentará mudança; no caso contrário se partirá em fragmentos menores que ela” Dewey (1959, p.1).
O intuito fundamental da Educação é fazer com que a aprendizagem de todo o conhecimento leve à prática, e assim posto, ele propôs uma Educação, ummétodo que tomasse em conta a experiência de cada indivíduo, não como uma atitude isolada do sujeito com o mundo, mas que este se integre com os outros.
Assim, a Educação em Dewey é um “processo pelo qual uma cultura é transmitida de geração para geração, acontecendo por meio da comunicação de hábitos, atividades, pensamentos e sentimentos dos membros mais velhos da cultura aos mais novos” Ozmon;Craver (2004: 151). E é por este facto que, a Educação não se deverá limitar ao ensino escolar e formal, mas também como fazendo parte da própria vida.
Tudo o que se devem estudar na escola, as matérias preconizadas para tal, deveriam tomar em conta a vida social de cada indivíduo, de tomar em conta também as vivências e o quotidiano de cada indivíduo, e, neste caso, os planos deveriam ser feitossegundo as necessidades do aluno.
Esta ideia de deixar que o indivíduo se eduque sozinho foi posteriormente criticada. Pitombo citado por Ozmon; Craver (2004), afirma que acreditar que a criança se eduque sozinha sem o professor, é o mesmo que dizer que ela educa-se naturalmente, crescendo espontaneamente, como se fosse uma planta, mas isto surge como uma má interpretação, porque Dewey pensavanos métodos do ensino que eram autoritários, onde tudo dependia do professor.
Face a esta realidade, Dewey faz uma viragem de pensamento, afirmando deveras que o aluno deve ser educado em conformidade com as necessidades sociais, bem como sob tutela de alguém com uma certa experiência, de modo que na sociedade não existam desníveis de educação e não se encontrem indivíduos à margem da sociedade.Portanto, a educação deve servir para a emancipação e para a transformação social e não virada para o indivíduo.
A coisa principal que se nota no processo de Educação para Dewey é a relação que se estabelece entre a imaturidade da criança e a experiência amadurecida do adulto. Neste processo educacional, Dewey faz uma comparação entre o modelo da Educação Tradicional e a Educação da Escola Novaou Progressiva. Mostra Dewey que a Educação Tradicional, já que pressupõe o mundo da criança como incerto vago, deve, através de estudos e lições (ensino), substituir a superficialidade desse mundo.
O aluno só precisa receber e aceitar somente o que é exposto, tomando uma atitude de docilidade e submissão, porém, a Educação da Escola Nova ou Progressista centra todo o processo educativo nacriança, para o seu crescimento e que isto determinará a quantidade e a qualidade do que deve ser ensinado e aprendido e que, este ensinado e aprendido é feito consoante a sua situação concreta, em função do que a criança quer aprender e também de acordo com os seus pré-requisitos.
Entretanto, ao conciliar estas duas escolas, a Tradicional e a Nova ou Progressista, ele propõe o que ele chama de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John dewey
  • JOHN DEWEY
  • JOHN DEWEY
  • John dewey
  • John Dewey
  • John Dewey
  • John dewey
  • John dewey

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!