Interculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito peladiversidade e no enriquecimento mútuo.
A expressão também define um movimento que tem como ponto de partida o respeito pelas outras culturas, superando as falhas de relativismocultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas.
O interculturalismo propõem-se a promover os seguintes objectivos:
Compreender a natureza pluralista da nossasociedade e do nosso mundo;
Promover o diálogo entre as culturas;
Compreender a complexidade e riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual comono comunitário;
Colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, económicos, políticos e ecológicos.
Dado que não se pode considerarque qualquer cultura tenha atingido o seu total desenvolvimento, o diálogo entre os povos de diferentes culturas é o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas. Ointerculturalismo propõe, assim, que se aprenda a conviver num mundo pluralista e se respeite e defenda a humanidade no seu conjunto.
É necessário a existência de valoresinterculturais para podermos viver em conjunto, isto é, chegarmos a consenso e a um conjunto de valores universalmente respeitados, tais como a tolerância, a aceitação e o respeitomútuos.
Seus opositores defendem que, quando adotado na prática, o interculturalismo pode ser danoso às sociedades e particularmente nocivo às culturas nativas.

PACHECO,Natércia. Interculturalismo e Formação de Professores. In: SANTOS, M.; CARVALHO, A. (Dir.). Interacção cultural e aprendizagem. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.p. 45-51.
tracking img