Resumo de antropologia: os tchambuli habitantes do lago

1575 palavras 7 páginas
“As lutas de classe na França de 1848 a 1850”

Iniciaremos tratando do período anterior a 1848, quando houve um profundo agravamento da situação política francesa causada pela eclosão de uma crise do capitalismo (que teria origem nas revoluções liberais) e que acabaria se estendendo por todo o continente, abalando a Europa no ano de 1848.
Nos anos de 1845 e 1846 as colheitas foram muito más e acabou desencadeando uma crise agrícola pelo continente todo. Essa crise agrícola causada por péssimas colheitas e a praga das batatas acabou desencadeando uma alta grandiosa do custo de vida, e com isso atirando à miséria grandes setores da população rural e reduzindo de forma drástica a sua capacidade de consumo de produtos manufaturados, ela foi se agravando e acabou por atingir a indústria e também as finanças, essa crise não teve um caráter uniforme e atingiu de formas diferentes em cada região.
O período de 1848 foi marcado por revoluções burguesas contra a aristocracia e a velha nobreza que tinha voltado ao poder após a derrota de Napoleão e o Congresso de Viena, em 1815.
Depois do golpe de Estado na França, Marx e Engels iniciaram seus escritos sobre os problemas econômicos da época gerados por essas crises e inicialmente nesse texto, utilizando o instrumental teórico da ciência da história é que eles inauguraram o “materialismo histórico”, criando assim a possibilidade do conhecimento científico das sociedades.
Utilizando as obras “As lutas de classe na França de 1848 a 1850” e o “18 Brumário” eles fizeram um balanço da revolução, além de que esses foram os primeiros textos em que eles fazem uma análise da realidade concreta, dos acontecimentos e disputas políticas, a partir do ponto de vista teórico do proletariado, analisando os interesses econômicos das classes e das frações de classe que disputavam o poder político na época.
Através dessa situação de crises econômicas, falta de representação política das classes médias, de regimes governamentais

Relacionados

  • MEAD M
    2909 palavras | 12 páginas
  • Livro Antropologia Uma Introdução . Referencia MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zelia Maria Neves. Antropologia: um introdução. 7.ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. pp. 1-10/10-20
    110957 palavras | 444 páginas
  • Livro Did C3 A1tido De Fundamentos Das Ci C3 AAncias Sociais Geral C Pia
    66350 palavras | 266 páginas
  • Interpretação das culturas
    131537 palavras | 527 páginas
  • UM OLHAR SOBRE A MASCULINIDADE E SUAS PRÁTICAS DE SAÚDE: UM ESTUDO DOS HOMENS EM TRATAMENTO PARA HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
    42191 palavras | 169 páginas