Resumo de antropologia: os tchambuli habitantes do lago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“As lutas de classe na França de 1848 a 1850”

Iniciaremos tratando do período anterior a 1848, quando houve um profundo agravamento da situação política francesa causada pela eclosão de uma crise do capitalismo (que teria origem nas revoluções liberais) e que acabaria se estendendo por todo o continente, abalando a Europa no ano de 1848.
Nos anos de 1845 e 1846 as colheitas foram muito más eacabou desencadeando uma crise agrícola pelo continente todo. Essa crise agrícola causada por péssimas colheitas e a praga das batatas acabou desencadeando uma alta grandiosa do custo de vida, e com isso atirando à miséria grandes setores da população rural e reduzindo de forma drástica a sua capacidade de consumo de produtos manufaturados, ela foi se agravando e acabou por atingir a indústria etambém as finanças, essa crise não teve um caráter uniforme e atingiu de formas diferentes em cada região.
O período de 1848 foi marcado por revoluções burguesas contra a aristocracia e a velha nobreza que tinha voltado ao poder após a derrota de Napoleão e o Congresso de Viena, em 1815.
Depois do golpe de Estado na França, Marx e Engels iniciaram seus escritos sobre os problemas econômicos daépoca gerados por essas crises e inicialmente nesse texto, utilizando o instrumental teórico da ciência da história é que eles inauguraram o “materialismo histórico”, criando assim a possibilidade do conhecimento científico das sociedades.
Utilizando as obras “As lutas de classe na França de 1848 a 1850” e o “18 Brumário” eles fizeram um balanço da revolução, além de que esses foram osprimeiros textos em que eles fazem uma análise da realidade concreta, dos acontecimentos e disputas políticas, a partir do ponto de vista teórico do proletariado, analisando os interesses econômicos das classes e das frações de classe que disputavam o poder político na época.
Através dessa situação de crises econômicas, falta de representação política das classes médias, de regimes governamentaisautocráticos, dentre outros motivos eclodiu-se a revolução de 1848. O povo queria derrubar o governo do rei Luís Filipe, de seus ministros e de todo o sistema econômico que os enriquecia as custas dos proletariados, os trabalhadores franceses entraram com tudo nesta revolução dirigida e a serviço dos planos da burguesia, que estava se tornando a verdadeira dona do país, mas pagaram um preço muito alto porisso.
Assim que a República Francesa foi vitoriosa contra o velho sistema monárquico, a classe trabalhadora apresentou suas reivindicações, mas de imediato a burguesia mostrou o verdadeiro sentido da revolução de fevereiro, que foi uma revolução a serviço única e exclusivamente da classe dos proprietários do novo capital industrial, comercial e bancário.
Nesse período, quem dominava o poderpolítico na França era uma pequena fração da burguesia, composta por banqueiros, e pelo que Marx e Engels chamavam de aristocracia financeira, que eram os reis da bolsa, reis das estradas de ferro, proprietários de minas de carvão e de florestas. A burguesia industrial representava apenas uma parte da oposição oficial, enquanto a pequena burguesia e a classe camponesa foram completamente excluídasdo poder político e a oposição oficial era composta pelos chamados ideológicos e porta-vozes representantes dessas classes excluídas.
A oposição sempre realizava diversas reuniões nas quais o partido socialista propunha reformas radicais e expunha suas idéias em banquetes mas dente elas a que mais se evidenciou foi o banquete público de 22 de fevereiro, quando o governo tentou impedir de orealizarem, mas o apelo à rebelião foi lançado por adeptos do sufrágio universal, partidários de reformas sociais e uma minoria socialista.
Assim nasce o governo provisório que era composto pela burguesia moderada, a pequena burguesia republicana e os socialistas, ele unia representantes do povo e a oposição eleita constitucionalmente. Foram convocadas eleições pelo governo provisório que deram...
tracking img