Resenha sobre multiculturalismo e interculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Disciplina: EEPP IVProfessor: Kelly Russo
Aluna: Pâmela Aschoff Feijó
Turma 1 – manhã

Bibliografia:Multiculturalismo e educação: Desafios da prática pedagógica (Págs. 13 – 37)
Vera Maria Candau

O texto em análise apresenta como principal temática as relações entre educação e cultura(s). No presentetexto a autora busca elementos para aprofundar essas relações, pensando nas sociedades multiculturais em que vivemos. Para tal análise ela toma como ponto de partida a afirmação de que não háeducação que não esteja imersa nos processos culturais em que se situa, assim não há experiência pedagógica desvinculada totalmente das questões culturais da sociedade. Ela explicita o estranhamento econfronto que há entre essas relações. E partindo dessas afirmações a autora destaca a importância de um questionamento sobre a maneira contemporânea de conceber tal relação, a discussão acalorada e aespecificidade desta problemática na atualidade.
Para ilustrar sua análise, ela pontua que segundo Perez Goméz (1994;2001) “a escola dever ser concebida como um espaço de cruzamento de culturas e aresponsabilidade específica (...) é a mediação reflexiva daquelas influências plurais que as diferentes culturas exercem de forma permanente sobre as novas gerações”. Ela considera este espaço decruzamento de culturas um fluido complexo atravessado por tensões e conflitos.
CANDAU ressalta no texto a importância de se romper com a tendência homogeneizadora e padronizadora que impregna aspráticas escolares. Destaca também que professores e alunos precisam enfrentar a crise ocorrente na escola atual.
De um modo geral, a autora aponta as diferentes expressões em que pode ser...
tracking img