Indisciplina em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Estudos e Desenvolvimento Humano
Curso de Licenciatura Especifica em Letras

Auricléa de Melo Sousa
Driele de oliveira
Amélia Patrícia Aragão Batista
Sara de Paiva Sá
Priscila Alves
Leidiane de Castro

A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

São Benedito
2012

Apresentação

A indisciplina se faz presente cada vez mais no nosso cotidiano escolar, trazendo prejuízos e sendoresponsáveis pelos problemas da aprendizagem não só dos alunos indisciplinados, como de todos os outros. Cabe ao núcleo gestor das escolas buscar metodologias para que possam amenizar o problemas, pois o verdadeiro papel da educação é formar cidadãos capazes de interagir na sociedade. Vale ressaltar que o educador é o principal agente mediar da disciplina, podendo ter um papel ativo, enérgico, semcontudo ser autoritário onde a partir do qual os alunos sintam-se respeitados e captem a coerência de suas ações. Concluímos que nada e mais grandioso do que participar do crescimento do individuo, orientando e acompanhando as atividades para evitar a indisciplina e o fracasso na escola, e, acentuar o êxito da aprendizagem.
Palavras – Chave: Indisciplina. Aprendizagem. Ensino. Desafio.ÍNDICE

INTRODUÇÃO..................................................................................................04
CAPÍTULO I
UMA REFLEXÃO SOBRE DISCIPLINA E INDISCIPLINA............................... 05
CAPÍTULO II
TDAH.................................................................................................................06
CAPÍTULO III
AMBIENTEFAMILIAR.......................................................................................07
CAPÍTULO IV
DOMINIO DO PROFESSOR.............................................................................08
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E CRONOGRAMA DE PESQUISA.........................................................................................................09
BIBLIOGRAFIACONSULTADA.......................................................................10

Introdução

O aluno-problema é tomado, em geral, como aquele que padece de certos supostos "distúrbios psico/pedagógicos"; distúrbios estes que podem ser de natureza cognitiva (os tais "distúrbios de aprendizagem") ou de natureza
comportamental, e nessa última categoria enquadra-se um grande conjunto de ações que chamamos usualmente de"indisciplinadas". Dessa forma, a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos seriam como duas faces de uma mesma moeda, representando os dois grandes males da escola contemporânea, geradores do fracasso escolar, e os dois principais obstáculos para o trabalho docente.
Um bom exemplo da justificativa do "aluno-problema" para o fracasso escolar é uma espécie de máxima muito recorrente no meiopedagógico, que se traduziria num enunciado mais ou menos parecido com este: "se o aluno aprende, é porque o professor ensina; se ele não aprende, é porque não quer ou porque apresenta algum tipo de distúrbio, de carência, de falta de pré-requisito.”
Um primeiro passo para reverter essa ordem de coisas talvez seja repensar nossos posicionamentos, rever algumas supostas verdades que, em vez de nosauxiliar, acabam sendo armadilhas que apenas justificam o fracasso escolar, mas não conseguem alterar os rumos e os efeitos do nosso trabalho cotidiano.

CAPÍTULO I
UMA REFLEXÃO SOBRE DISCIPLINA E INDISCIPLINA


Origem da palavra disciplina: do latim: regras e condutas pré-estabelecidas. Ela tem dois fins: social: visa a inserção do indivíduo na sociedade e educativo, pois éfim e meio da educação. A escola atual ainda tem muitas heranças do magistrocentrismo, isto é, mesmo com perda da autoridade, o professor ainda é o centro da ação pedagógica, embora tenha passado da disciplina imposta para a disciplina consentida.
Para Freinet, é preciso passar da pedagogia da saliva para a pedagogia do trabalho: a criança só é indisciplinada quando o trabalho não faz sentido...
tracking img