Indicadores de desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICADORES DE DESEMPENHO
BRASÍLIA - DF 2009

Secretário de Planejamento e Gestão
Cláudio Sarian Altounian
Equipe Responsável
Daniel Luiz de Souza
Márcio Lemos Said
Markus Buhaten Koch
Ricardo Araújo Malachias
Leonard Renne Guimarães Lapa

1 INTRODUÇÃO
Conseguir uma gestão eficiente e comprometida com os resultados requer, diversas transformações.
O surgimento de liderançasinternas, a incorporação de técnicas modernas de gestão, o estabelecimento de metas de desempenho mensuráveis, um quadro de pessoal participativo e o comprometimento com uma gestão de melhor qualidade são algumas dessas transformações.
Uma das ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento desse tipo de gestão é o uso de indicadores para a mensuração e a avaliação do desempenho institucional. Umsistema de informação sobre gestão e desempenho abre a possibilidade de maior eficiência na alocação de recursos físicos, humanos e financeiros, bem como incrementa a autonomia e a responsabilidade de dirigentes.
A tomada de decisões e a execução de ações devem estar suportadas por medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis. Para este instrumento asinformações e dados definem tendências, projeções, causas e efeitos e devem, portanto, subsidiar o planejamento, a avaliação, a tomada de decisão e a implementação de melhorias.
Para ele, a excelência da gestão pressupõe: obtenção e tratamento sistemático de dados e informações de qualidade, alinhados às suas necessidades; sistemas de informações estruturados e adequados; e obtenção e usosistemáticos de informações comparativas.
Dirigir e operacionalizar uma organização ou unidade organizacional com sucesso requer que a gestão seja feita de forma sistemática e transparente. Esse sucesso geralmente decorre da implementação e manutenção de um sistema de gestão projetado para a melhoria contínua da eficácia e da eficiência do desempenho.
Um sistema de indicadores de desempenho bemplanejado e estruturado oferece a possibilidade de um grau maior de compromisso com resultados, mediante a determinação de metas de desempenho que expressem os sucessos esperados em termos de quantidade e qualidade dos serviços prestados e da efetividade e eficiência com que são oferecidos.
Segundo Assis (2005), medir é uma das palavras-chaves para organizações que possuem metas a serem atingidas em umdeterminado período de tempo e considerando-se um conjunto disponível de recursos financeiros, materiais, tecnológicos, físicos e humanos.
Medir é, portanto, fundamental para se determinar um ponto de chegada, estabelecer parâmetros, compartilhar e entender expectativas, determinar e mobilizar recursos, corrigir rumos, reforçar ações, alavancar esforços, reconhecer e recompensar resultados,empenho, dedicação e comprometimento.

Por que medir resultados?
As primeiras dúvidas que vêm a mente de quem pensa em utilizar indicadores são:
- Quem precisa da informação (indicador)?
- Para que usá-la(o)?
A resposta a essas dúvidas é simples: utiliza indicadores quem precisa planejar e queira fazê-lo de forma adequada.
Os indicadores são utilizados para analisar determinada situação,identificar problemas, ser fator de avaliação e monitoramento do trabalho, além de auxiliar na tomada de decisões. Se algo na realização do trabalho não aconteceu da forma prevista, deve-se procurar identificar as falhas no processo e saná-las, para que se alcance o sucesso desejado.
Indicador de desempenho é um número, porcentagem ou razão que mede um aspecto do desempenho, com a finalidade decomparar esta medida com metas preestabelecidas. Alguns autores conceituam indicador de desempenho como um instrumento de mensuração quantitativa ou qualitativa de determinados aspectos do desempenho.
Segundo Rummeler e Brache indicador de desempenho é a quantificação de quão bem um negócio (suas atividade e processos) atinge uma meta específica. De acordo com Juran, gerenciar é controlar e...
tracking img