Habitos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA EM PROL DO CONHECIMENTO DOS HABITOS ALIMENTARES AOS ACADEMICOS DE QUIMICA DE 2012

Cartejames Otavio Almeida
(UEPA)
Maria Patricia da Silva Pereira
(UEPA)
Simone Maria dos Santos Ferreira
(UEPA)


Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar como os acadêmicos do curso de Química 2012 se alimentam no seu dia-a-dia, através de questionários feitos em sala,nota se que os mesmo conhecem o que são alimentos saudáveis, porém não seguem corretamente por falta de tempo ou por outros motivos. Podemos analisar os fatores que os levam a ter o não uma vida saudável, e a importância de ter uma boa alimentação que visa o beneficiamento da saúde, no qual foi realizado na sala do Campi universitário da UEPA. Utilizou o método qualitativo, foi realizado através dequestionário na qual os acadêmicos expos suas opiniões sobre as horas que se alimentam e quantas vezes por dia comem, onde a pesquisa utilizada foi a bibliográfica, dando fundamentos teóricos as nossas ideias.

Palavras-chaves: Hábitos Alimentares, Saúde, Alimentos Saudáveis.













1. Introdução

Os hábitos alimentares têm como objetivo nos mostrar se estamos nosalimentando de uma forma adequada que venha a contribuir para a nossa saúde. Portanto através desta pesquisa procuramos evidencia se nós como acadêmicos temos hábitos saudáveis e se não, quais são os fatores que nos leva a ser negligente com nossa saúde.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também nocombate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
O sedentarismo é a principal causa do aumento daincidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, enfarte do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria dasdoenças.
Como as pessoas se alimentam mal acabam superlotando os hospitais, por não terem informação de como ter uma alimentação saudável, esse papel de informar é justamente dos órgãos de saúde, se tivesse uma prevenção por parte desses órgãos esse problema diminuiriam.
Identificar problemas relacionados à má alimentação e as carências nutricionais não é um trabalho fácil e que possa ser feito sem aajuda de exames laboratoriais. No entanto, o seu organismo dá sempre dicas preciosas sobre o seu estado geral e, com a observância desses sinais você pode ser capaz de detectar o problema e buscar um médico a tempo de resolvê-lo antes que a coisa se torne muito grave.



2.Fundamentação teórica

2.1. A falta de tempo contribui para uma má alimentação

Os alimentos podem agilizar o celebroe melhorar o humor. Podem infundir nosso celebro com descargas de energia elétrica que nos levam a pensar mais rápido e agir melhor.

2.2. Por haver muitos acadêmicos de outras regiões não conseguem se habituar com a forma de alimentação local

A cultura de outras regiões como as comidas típicas em que alguns acadêmicos estão acostumados é um fator determinante para que aja uma má alimentação,pois e as consequências desses problemas é que não conseguem se beneficiar com as substancias que os alimentos podem nos proporcionar. Essas substâncias também são milagrosas possui uma capacidade surpreendente de afeta nosso bem-estar.

2.3. Os estudos atrapalham, pois os alunos ficam sobrecarregados com afazeres.

Estudar exige muito tempo e disposição, com isso não a como se alimentar...
tracking img