Habitos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

HÁBITOS ALIMENTARES, CONDIÇÕES DE SAÚDE E SOCIOECONÔMICAS DE ADOLESCENTES DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Itajaí
2012

HÁBITOS ALIMENTARES, CONDIÇÕES DE SAÚDE E SOCIOECONÔMICAS DE ADOLESCENTES DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Trabalho interdisciplinar apresentado como requisito curricular das disciplinas de Sociologia e Desenvolvimento da Comunidade, Desenvolvimento daComunicação, Metodologia da Pesquisa, Padrões Alimentares e Exercício da Profissão, para o primeiro período do curso de Nutrição da Universidade do Vale de Itajaí, Centro de Ciências da Saúde Itajaí.
Orientadores:

Itajaí
2012

1 INTRODUÇÃO
Na adolescência ocorrem transformações marcantes, o crescimento físico e desenvolvimento acelerados. Estas transformações são influenciadas aspectospsicossociais, estilo de vida, nível socioeconômico e hábitos familiares (OLIVEIRA; SOARES, 2002 apud LEVY et al., 2009; VILLAR, 2001 apud CAROBA, 2011).
Os hábitos alimentares sofrem influência principalmente por condições fisiológicas, psicológicas, socioculturais e econômicas do indivíduo. Na adolescência o padrão alimentar de indivíduos da mesma faixa etária, os hábitos familiares e a mídiasão fortes fatores influentes na alimentação (FISBERG et al., 2000 apud CAROBA, 2011).
Atualmente, tem-se evidenciado a transição nutricional no Brasil, onde não apenas a desnutrição afeta a saúde pública, mas também, a obesidade, de modo crescente e salientado, tornando-se uma endemia (IBGE, 2010).
Considerando o fato de a obesidade, uma doença crônica, trazer várias complicações como doençascardiovasculares e diabetes, sua prevenção é essencial, especialmente quando precoce (MATOS et al, 2011). Por outro lado, a desnutrição ainda persiste entre a população brasileira. (MONTEIRO et al, 2009; IBGE, 2010).
Evidencia-se, portanto, que hábitos alimentares saudáveis são essenciais para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde, o consumo alimentar deve ser variado e incluirágua, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras. Atualmente tem-se dado à devida importância à alimentação como fator fundamental no processo saúde-doença (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006; VASCONCELOS; BATISTA FILHO, 2011).
Por outro lado, apesar dessas informações serem divulgadas, o contato com os fatores de risco comportamentais como tabagismo, etilismo, alimentação inadequada esedentarismo geralmente começam na adolescência e têm maior impacto na saúde em idades mais avançadas (BARRETO; PASSOS; GIATTI, 2009).
São definidas para a fase de adolescência demandas aumentadas de energia, proteínas, ferro, zinco, cálcio e vitaminas em relação aos indivíduos em outras fase de vida (WAITZBERG, 2000).

1.1 OBJETIVOS

O objetivo do presente estudo foi avaliar os hábitosalimentares, condições de saúde e socioeconômicas de adolescentes da região sul do Brasil.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal envolvendo as disciplinas Exercício da Profissão, Metodologia Científica Aplicada, Padrões Alimentares, Sociologia e Desenvolvimento da Comunidade e Desenvolvimento da Comunicação.
Este trabalho foi baseado em um questionário elaborado pelasprofessoras Claiza Barretta e Luciane Nezello do Curso de Nutrição da Univali , como forma de aprendizado/pesquisa. Foi aplicado esse instrumento de avaliação em uma escola particular no município de Navegantes – Santa Catarina, esse trabalho tem dados quantitativos e qualitativos, Esse instrumento de avaliação foi aplicado com adolescentes com idade entre 14 ã 16 anos de ambos os sexos. Sobeautorização da instituição os adolescentes responderam o questionário contendo os dados de identificação (nome, gênero, idade, data de nascimento, cidade onde nasceu, onde e com quem reside, escolaridade, horas trabalhadas ao dia e a renda mensal).
As condições de saúde (boa, muito boa, regular, ruim e muito ruim) doenças, atividade física, fumo e consumo de álcool; hábitos alimentares (onde e...
tracking img