Resenha do livro bruno psicomotricidade e terapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ellen Areda Costa

Resenha
AUCOUTURIER , Bernard; LAPIERRE, André: Bruno Psicomotricidade e Terapia – Porto Alegre : Artes Médicas , 1986O livro descreve o desenvolvimento psicomotor , afetivo e cognitivo de uma criança que nasceu com uma lesão cerebral.
Em cada capítuloda obra os autores descrevem as diferentes etapas da terapiapsicomotora baseando em uma relação infraverbal, corporal, gestual e sonora.
A criança retratada no livro, nasceu de um parto com complicações severas, em função de problemas de saúde de sua mãe noperíodo da gravidez. Nosprimeiros dois meses de vida , Bruno recebeu os cuidados de uma babá , ficando com os pais apenas a noite.
Ao longo dainfânciade Bruno, percebe-se um comprometimento nodesenvolvimento motor , relacionado a lesão cerebral orgânica , embora os autores evidenciam hipóteses da criança se recusar a movimentar-se em algumas situações.
A trajetória de Bruno na escola foimarcada por dificuldades de inserção social , o que ocasionou seu ingresso na terapia psicomotora aos 7 anos. Já nos primeiro contato e observação, fica evidente que a marcha de Bruno é perturbada e pesada, sugerindo que ele recupere a cada passo um equilíbrio precário , mesmo tendo adquirido a posição de pé e a marcha, Bruno ainda prefere deslocar-se de gatinhas demonstrando sentir prazer. Porémo sintoma predominante é a ausência de linguagem , Bruno não fala , apenas emite gritos sem organização fonética alguma, demonstrando distúrbio profundo e primitivo na comunicação.
As etapas daterapia psicomotora foram direcionadas para os contatos corporais e sobretudo trocas tônicas e “ cargas tônicas “ com a mãe ou seu substituto , tomada de distância através do “objeto transicional”, trocas através de sons vocais ( o grito ), trocas através da mediação de objetos, trocas através de sons instrumentais ( intermediários , objetos sonoros , gestos sonoros ) trocas gráficas...
tracking img