Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Contexto histórico

O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razãomuitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos. Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmenteexpresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”.
O século XVIII, também referido como “Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura europeia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, através de um intenso comércio ultramarino e da multiplicação de estabelecimentos bancários,assenhoreando-se mesmo de uma parte da atividade agrícola
Esse período de renovação cultural que se caracteriza, em linhas gerais, pela valorização da Ciência e do espírito racionalista. O método experimental desenvolve-se; a análise crítica dos valores sociais e religiosos aguça-se, provocando polêmicas; há uma grande confiança na capacidade do homem em promover o progresso social (crença em que obem-estar coletivo só pode advir da razão), e a tendência de libertar o universo cultural da influência da religião acentua-se cada vez mais. Na França, em 1751, começam a ser publicados os volumes da Enciclopédia, que reunia pensadores como Voltaire, Diderot, D'Alembert, Montesquieu, Rousseau, e que pode ser considerada o símbolo da nova postura intelectual. A segunda metade do século é marcada pelaRevolução Industrial na Grã-Bretanha, pelo aumento da urbanização de modo geral, e pela independência dos Estados Unidos (1776). Esta, por sua vez, irá inspirar movimentos de revolta em muitas colônias da América Latina como, por exemplo, a Inconfidência Mineira, no Brasil.
Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como arcadismo, inspirava-se na lendária região da Gréciaantiga. Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pã e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer. Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a "Arcádia" em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideaisneoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural. Em Portugal e no Brasil, a experiência neoclássica na literatura deu-se em torno dos modelos do arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambientecampestre, etc.

 Principais autores e obras


CLÁUDIO MANOEL DA COSTA (1729-1789)
¬ • Nasceu em Rio do Carmo (hoje Mariana) e morreu em Vila
¬ Rica (hoje Ouro Preto).
¬ • Iniciou o Arcadismo no Brasil com a publicação de Obras
¬ Poéticas.
¬ • Formou-se em Direito em Coimbra, viveu em Lisboa, onde
¬ tomou contato com o Arcadismo português.
¬ • De volta ao Brasil,passou a viver em Vila Rica, exercendo as
¬ funções de secretário de governo da capitania.
¬ • Pensava em fundar a Arcádia Ultramarina em Minas Gerais,
¬ mas acabou sendo preso por ter participado da Inconfidência
¬ Mineira. Foi encontrado morto, em sua cela, em 1789.
¬ • O poeta recebeu forte influência do Barroco. Isto ajudou a
¬ diferenciar sua obra de uma simples...
tracking img