Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

Arcadismo
(1768 – 1836)

Prof.ª Doris Aluna: Mitali Morgana 1º ano D

Arcadismo e Iluminismo
As manifestações artísticas do século XVII (Arcadismo ou Neoclassicismo) refletem a ideologia da classe aristocrática em decadência e da alta burguesia, insatisfeitas com o absolutismo real, com a pesada solenidade do Barroco, com as formas sociais de convivência rígidas, artificiais ecomplicadas. As mudanças estéticas terão por base uma revolução filosófica: o Iluminismo. Em seu primeiro momento, os iluministas conciliarão os interesses da burguesia com certas parcelas da nobreza, através da celebração do despotismo esclarecido - valorizando reis e príncipes que se cercavam de sábios para gerir os negócios público. Mas o aspecto revolucionário do pensamento de Voltaire,Montesquieu, Diderot e outros é a afirmação de que todas as coisas podem ser compreendidas, resolvidas e decididas pelo poder da razão.

Voltaire, filósofo iluminista

Arcadismo e Iluminismo
Os criadores do Iluminismo (ou Ilustração) já não aceitam o "direito divino dos reis", tampouco a fé cega nos mandatários da Igreja. Qualquer poder ou privilégio precisa ser submetido a uma análise racional. Eagora é a razão (e não mais a crença religiosa ) que aparece como sinônimo de verdade. Por oposição ao século anterior, procura-se, no século XVIII, simplificar a arte. E esta simplificação se dará na pintura, na música, na literatura e na arquitetura pelo domínio da razão, pela imitação dos clássicos, pela aproximação com a natureza e pela valorização das atividades galantes dos freqüentadoresdos salões da nobreza européia.

Montesquieu, filósofo iluminista

Na pintura e escultura: Temas clássicos: romanos ou gregos Figuras vistas de longe Expressões frias e neutras Equilíbrio na distribuição dos elementos
O rapto das Sabinas O Rapto das Sabinas, por Jacques Louis David, 1796/99, óleo sobre tela, 330 X 425 cm

Arcadismo= Neoclassicismo

Na pintura e escultura: Temasclássicos: romanos ou gregos Figuras vistas de longe Expressões frias e neutras Equilíbrio na distribuição dos elementos
O rapto das Sabinas O Rapto das Sabinas, por Jacques Louis David, 1796/99, óleo sobre tela, 330 X 425 cm

Arcadismo= Neoclassicismo

O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética.

Frases-chave:Carpe diem Tempus Fugere Inutilia Truncat Aurea Mediocritas Urbem Fugere Locus Amoenus

Arcadismo: características
1) BUSCA DA SIMPLICIDADE A fórmula básica do Arcadismo pode ser representada assim: Verdade = Razão = Simplicidade Mas se a simplicidade é a essência do movimento - ao avesso da confusão e do retorcimento barroco - como pode o artista ter certeza de que sua obra é integralmentesimples? A saída está na imitação (que significa seguir modelos e não copiar), tanto da natureza quanto dos velhos clássicos.

Arcadismo: características
2) IMITAÇÃO DA NATUREZA Ao contrário do Barroco, que é urbano, há no Arcadismo um retorno à ordem natural. Como na literatura clássica, a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. Cultua-se o "homem natural", isto é, ohomem que "imita" a natureza em sua ordenação, em sua serenidade, em seu equilíbrio, e condenase toda ousadia, extravagância, exacerbação das emoções. O bucolismo (integração serena entre o indivíduo e a paisagem física) torna-se um imperativo social, e os neoclássicos retornam às fontes da antiguidade que definiam a poesia como cópia da natureza.

Literatura Pastoril:
O Arcadismo é uma festacampestre, representando a descuidada existência de pastores e pastoras na paz do campo, entre ovelhinhas. Porém, essa literatura pastoril não surge da vivência direta da natureza, ao contrário do que aconteceria com os artistas românticos, no século seguinte. Pode-se dizer que uma distância infinita separa os pastores reais dos "pastores" árcades. E que sua poesia campestre é meramente uma...
tracking img