Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arcadismo
Também chamado de Neoclassicismo, o Arcadismo nasceu na Itália, entre o século XVII e XVIII, após a decadência do Barroco. O nome “Arcadismo” faz referência à Arcádia, local habitado porpastores e pelo deus Pan. Era o lugar onde os poetas se inspiravam, localizado na Grécia.
História do arcadismo
Desenvolvido em meio às tensões do Antigo Regime, da Revolução Francesa e doIluminismo, o Arcadismo faz oposição aos conflitos e exageros do Barroco, representando a valorização do ser humano.
Entre os séculos XVII e XVIII o governo dos países europeus era centralizado. Os reis tinhampoder absoluto, podiam revogar e fazer leis, controlavam o exército e a economia, esta última dominada pelo mercantilismo, que incentivava a circulação de mercadorias, o comércio marítimo e quecolocava toda a riqueza nas mãos dos reis. A Igreja, com a Reforma Protestante, perdeu parte de sua influência sobre os reis e isso os fortaleceu ainda mais.
Este poder absoluto entraria em crise no finaldo século XVIII: o absolutismo começou a enfraquecer com os ideais do Renascimento e do Iluminismo. A valorização da ciência, da razão e do racionalismo eram as principais bases renascentistas queinfluenciaram os iluministas. Durante o Iluminismo, desenvolveu-se o pensamento de que o homem deveria pensar por si, seguindo a razão, não obedecendo a um líder ou a Igreja e sim a ele próprio.Iniciou-se a defesa dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que influenciaram diretamente a Revolução Francesa. A burguesia em ascensão da época, com ânsia de conquistar poder na sociedade,também apoiou a Revolução, a qual deu fim ao absolutismo na França, e que, posteriormente influenciou outros locais a organizarem suas próprias independências.
Características do arcadismo
Nesta época, oser humano passou a ser mais valorizado em sua essência: era a simplicidade do homem, contra a vida de luxos da nobreza; era a vida natural em oposição à vida urbana, que corrompia o homem. O...
tracking img