Habitos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
PLATAFORMA PAULO FREIRE: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR/ CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS














ATIVIDADE COMPLEMENTAR:SAÚDE E HABITOS ALIMENTARES






















TEIXEIRA DE FREITAS
2012





ALCINÉA MASCARENHAS DA SILVA
RENATATEXEIRA FREITAS














ATIVIDADE COMPLEMENTAR: SAÚDE E HABITOS ALIMENTARES




























Teixeira - Freitas
2012
INTRODUÇÃO



Atualmente o Brasil tem se intensificado a procura de melhorias na qualidade de vida dos brasileiros, possibilitando programas que viabilizem mudanças de hábitos dos indivíduos. Dentre as mudanças valecitar a alimentação inadequada. Pois 40% da população brasileira segundo as estatísticas estão acima do peso. Mas sabemos que por outro lado a desnutrição também persegue a população pobre em vários pontos do nosso país. Baseado na Organização Municipal de Saúde (OMS), no mundo 170 milhões de pessoas passam fome e nos paises pobres 3,4 milhões morrem anualmente por falta de alimento. Nos paises ricoscerca de 500 mil pessoas morrem todo ano de doenças relacionadas à obesidade.

Tendo em vista esses dados, jamais será exagero afirmar que enquanto uma parte da população morre por não ter o que comer outra morre por comer demais. Essa realidade também vivida no Brasil tem melhorado muito nos dias atuais, mas ainda precisa avançar muito mais para acabar ou reduzir o sofrimento da população quemais sofre nesse país e no mundo.

Para isso acontecer, a educação precisa abraçar esse problema e trabalhar profundamente as principais causas, detectando as origens e sugerindo possíveis soluções para essa causa. Sabendo disso e observando as falas dos alunos sobre hábitos alimentares durante o momento que lecionávamos as aulas de ciências nas turmas 6º e 7ºano na Escola Municipal Rui Barbosa,situada no município de Caravelas na Bahia, como professores do ensino fundamental pertencente à rede pública municipal e ciente da nossa responsabilidade profissional percebemos um grande déficit nos hábitos alimentares dos educando da escola citada acima. Portanto nas discussões em sala de aula notamos que as maiorias dos alunos apresentam características que no geral, representam alteraçõesgraves na nutrição dos mesmos. Como: desnutrição por insuficiência energética, consumo exagerado de sódio, anemia, cáries, consumo exagerado de gorduras, açucares, que acaba provocando o sobrepeso e obesidade, geralmente adquiridos ainda na infância e se tornando hábitos preferenciais, que frequentemente encontra resistência á mudanças na fase adulta.
Diante disso, decidimos aprofundar no assunto erealizar uma pesquisa para analisar os hábitos alimentares dos alunos, pois sabemos que a pesquisa é um método eficaz para diagnosticar um problema. Portanto essa pesquisa será realizada para verificar como anda os hábitos alimentares dos alunos, utilizando a Ciência da nutrição, juntamente com os demais profissionais da educação, poder colaborar com a formação de hábitos saudáveis, e a partirdaí, divulgar os resultados positivos e negativos e propor sugestões de melhoramentos dos hábitos alimentares dos estudantes dessa localidade para que haja melhoria na qualidade de vida.


























FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


O ser humano tem seu ciclo vital que segue a seguinte ordem: nasce, cresce, reproduzem e morre cada uma dessas fases é fortementemarcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos e comportamentos naturais, próprios de cada cultura. A alimentação, por exemplo, é uma necessidade biológica comum a todos os seres humanos. Todos têm necessidade de consumir diariamente uma série de substancias alimentares à construção e o desenvolvimento do corpo – proteínas, vitaminas, carboidratos, lipídio, sais minerais e água....
tracking img